Pular para o conteúdo principal

Doação de artigos para higiene antecipa comemoração do Dia da Mulher no CIAM
Foto: Amira Hissa

Doação de artigos para higiene antecipa comemoração do Dia da Mulher no CIAM

criado em - atualizado em

As comemorações do Dia da Mulher começaram nesta terça-feira (7) no Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), da Prefeitura de Belo Horizonte. Pela manhã, representantes do Instituto Galo estiveram no local, doando desodorantes em spray e absorventes higiênicos para uso das frequentadoras da unidade, localizada na rua Nohme Salomão, 73, na Lagoinha. A chegada da equipe foi marcada pela presença do Galo Doido, personagem que representa a torcida do Clube Atlético Mineiro, arrancando risos do público presente.

 

O CIAM é um equipamento que atua no atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social, com trajetória de vidas nas ruas, em uso prejudicial de álcool e de outras drogas e em situação de violência doméstica. Inaugurado em novembro de 2018, ele é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), tem capacidade para atender de 25 a 30 mulheres por dia, oferecendo refeições, espaço para higiene pessoal, atividades coletivas e promoção de direitos, por meio das diferentes políticas públicas municipais. “Mais do que ganhar presentes, fiquei muito feliz porque o pessoal do instituto conversou comigo. Nas ruas, parece que ninguém me enxerga. Hoje me senti gente de verdade”, declarou M.P.C, de 51 anos, frequentadora do CIAM desde agosto de 2021.

 

O Instituto Galo é uma associação sem fins lucrativos, vinculada ao Clube Atlético Mineiro. Tem como objetivo executar ações sociais e ambientais, com o propósito de construir uma sociedade melhor, mais humana e solidária. A psicóloga Daniele Caldas, responsável pela coordenação do CIAM, ressaltou a importância da doação, o que permite mostrar às frequentadoras que a higiene pessoal é uma forma de manter a saúde.

 

Nesta quarta-feira (8) o CIAM receberá a Rua de Direitos, do Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), oferecendo atendimento jurídico, emissão de documentos, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis e sessões de massagem e de beleza.