Pular para o conteúdo principal

Quadra esportiva no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo.
Foto: Divulgação PBH

Dia Mundial da Saúde tem com ações de prevenção e corrida de conscientização

criado em - atualizado em

Neste domingo, dia 8 de abril, a Prefeitura de Belo Horizonte promove atividades para comemorar o Dia Mundial da Saúde, que anualmente é celebrado no dia 7 de abril. As ações têm início às oito horas e serão integradas à programação do BH é da Gente - Savassi. O objetivo é reforçar junto à população a importância da alimentação saudável, da prática de atividades físicas e da prevenção de doenças. Na data também será realizada a 7ª edição da corrida Run for Parkinson’s Brasil, como forma de conscientização e apoio aos portadores da doença e seus familiares.

 

A programação é da Secretaria Municipal de Saúde e contempla aulas da Academia da Cidade e de Lian Gong, além de entrega de material informativo sobre promoção da saúde, tuberculose, tabagismo, alimentação saudável, dicas e orientações sobre postura e alongamento e estimulação de memória. Outra ação programada para a data é a distribuição de preservativos.

 

 

Run for Parkinson’s Brasil

A corrida, que tem apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, será realizada pela Associação de Parkinsonianos de Minas Gerais (Asparmig) e pelo movimento Run for Parkinson’s Brasil (R4P). A ideia da atividade é contribuir não só para a qualidade de vida dos portadores da doença, mas também para o bem estar de seus familiares por meio de ações que garantem conhecimento e respeito aos portadores e às famílias.

 

 

A ação ocorreu pela primeira vez na Espanha, há nove anos e foi iniciada no Brasil no ano de 2012, em Belo Horizonte, uma iniciativa da Asparmig. Desde então acontece anualmente no mês de abril, celebrando o Dia Mundial e o Dia Municipal da Conscientização da Doença de Parkinson (11 de abril).

 

Na edição deste ano serão realizadas três provas:

 

- Caminhada de 3 km

 

- Corrida de 5 km

 

 - Corrida de 10 km

 

As inscrições podem ser feitas no site Run for Parinson's e o valor da taxa é de R$ 65,00. Todos os atletas receberão um kit contendo a camisa do evento e brindes dos patrocinadores. No local, das 7h30 às 12h, haverá ainda música ao vivo, informações sobre a Doença de Parkinson e sobre o tratamento.

 

 

BH é da Gente

A partir deste domingo, dia 8, além da área central da Savassi, o BH é da Gente passa a ser realizado também na avenida Silva Lobo, em trecho tradicionalmente interditado para o trânsito aos domingos, entre as ruas Xapuri e Garret, bairros Grajau e Nova Granada, na região Oeste. O BH é da Gente é promovido aos domingos, das 7h às 14h, pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

 

 

No espaço da Silva Lobo, o programa terá a apresentação da banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte, marcada para 11h, além de outras atrações recreativas e educativas.   Para as crianças, das 9h às 13h, estarão disponibilizados tobogã inflável, pula-pula, cama elástica, piscina de bolinha e oficina de pintura facial. A BHTrans irá promover atividades educativas de trânsito com jogos pedagógicos de tabuleiros e de baralho.

 

 

Savassi

Na área central da Savassi, o espaço do BH é da Gente contempla os trechos das avenidas Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo.  Das 8h às 14h, serão realizadas atividades esportivas, preventivas de saúde e recreativas alusivas ao Dia Mundial da Doença de Parkinson e também ao Dia Mundial da Saúde, celebrados respectivamente nos dias 7 e 11 de abril.

 

 

Serão realizadas corrida e caminhada com a participação de 500 pessoas, peças de teatro, ações informativas e educativas de saúde, atividades de Lian Gong e da Academia da Cidade. Das 9h30 às 12h30, será disponibilizado aos frequentadores do programa um espaço com equipamentos para a prática de vôlei, peteca, badminton, basquete e futebol. Também serão ofertados materiais para a comunidade pular corda e brincar de bambolê.