Pular para o conteúdo principal

Vista aérea da Praça da Assembleia.
Foto: Antônio Rodrigues

Dia Mundial da Conscientização sobre Autismo é comemorado

criado em - atualizado em

A Praça da Assembleia Legislativa será palco, neste domingo, dia 2 de abril, de um piquenique coletivo que irá marcar o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo e a abertura da Semana de Conscientização sobre o Autismo.

O evento, que acontece das 9h às 11h, é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de BH – CADDA BH.

O intuito do encontro é promover uma confraternização dos familiares e das pessoas com autismo, e ainda aproveitar o movimento das famílias que já frequentam a Praça aos fins de semana, para levar a informação correta sobre o que é o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), como identificá-lo e os tratamentos disponíveis. Além disso, as entidades irão dar dicas aos pais e professores para contribuir na convivência com as pessoas com TEA.

Segundo José Savietto, presidente da Associação da Síndrome Asperger no Transtorno do Espectro do Autismo – ASA TEA/MG, o objetivo do evento é divulgar, conscientizar e, dessa forma, promover a cidadania das pessoas com autismo. De acordo com ele, essa é a terceira vez que o evento é realizado e o tema tem ganhado, a cada ano, maior abrangência, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida não só das pessoas que têm o autismo, como também dos seus familiares e demais pessoas do seu convívio. “Tenho um filho com autismo que deixou a faculdade por duas vezes porque a gente não tinha muita informação e porque a escola também não sabia como lidar com as dificuldades dele. Com a difusão das informações, as universidades já estão buscando as associações para promovermos palestras para os alunos de pedagogia e demais cursos da área da educação. Então, é um avanço muito importante”, contou Savietto.

Além de informação, o evento deve contar com apresentação de teatro, atividades de pintura em guache, cama elástica e contadores de história. A praça terá ainda um estande da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, para informações legais sobre o espectro do autismo.

 

O Dia Mundial

O dia 2 de abril foi instituído pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), em 2008, como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação e a interação social. As pessoas com TEA possuem estereotipias (movimentos repetitivos) e/ou grande interesse por temas bastante restritos e não usuais. No Brasil, estima-se que o país possua cerca de 2 milhões de autistas. São mais de 300 mil ocorrências só no Estado de São Paulo.

A Semana de Conscientização sobre o Autismo, em BH, terá uma agenda com programação variada, durante toda a semana. No sábado, dia 8 de abril, uma caminhada das famílias, nas imediações da Igrejinha da Pampulha, irá encerrar a programação da Semana.

 

Confira a programação: