Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional do Orgulho LGBT é tema de encontro em BH
Foto: Divulgação/PBH

Dia Internacional do Orgulho LGBT é tema de encontro em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

O MIS Santa Tereza recebe, nesta sexta-feira, dia 28, às 18h30, encontro que tem como tema o Dia Internacional do Orgulho LGBT. O evento “Orgulho de ser LGBT – 50 anos de Stonewall” terá atividades culturais e lançamentos de pesquisas para a população LGBT. Na ocasião, a Diretoria de Políticas para a População LGBT, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, da Prefeitura, fará o lançamento da pesquisa “Longeviver LGBT: diagnóstico da população idosa LGBT de Belo Horizonte”.

 

O encontro terá ainda a apresentação do relatório final da pesquisa da Parada do Orgulho LGBT de 2018, uma parceria da Belotur, Cellos-MG e Diverso-UFMG e a celebração, pelo coletivo Mães pela Diversidade, dos dois anos de atividades na cidade com a realização de apresentações artístico-culturais das mães e suas/seus filhas/os.

 

Sede iluminada


Em referência ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, a sede da Prefeitura de Belo Horizonte está iluminada, nas noites de 27 a 30, com as cores do arco-íris, símbolo da bandeira LGBT.


Stonewall


Há 50 anos, em 28 de junho de 1969, uma série de protestos foi desencadeada por batidas policiais em um bar LGBT de Nova York, que perseguiam e discriminavam o comportamento afetivo-sexual dos frequentadores do bar. Os protestos, mais tarde, seriam reconhecidos como o início do movimento pelo Orgulho LGBT. O conceito de “orgulho” se difundiu mundialmente, e ano a ano, o mês de junho é dedicado às paradas e eventos relacionados à população LGBT.