Pular para o conteúdo principal

Mais de quarenta pessoas aguardando atendimento no BH Resolve.
Foto: Adão de Souza/PBH

Dia D estimula inserção produtiva de pessoas com deficiência

criado em - atualizado em

Na sexta-feira, dia 27 de setembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, participa do Dia D, mobilização nacional para aumentar a inserção de trabalhadores com deficiência e beneficiários reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no mercado formal de trabalho. Em Belo Horizonte, as ações serão realizadas em parceria com o governo estadual e a Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais.

 

Nesta data, os postos municipais e estaduais do Sistema Nacional de Emprego (Sine) estarão disponíveis, das 9h às 16h, para atender exclusivamente a esse público-alvo, com cadastros de perfis profissionais e encaminhamento para empregos. Nos postos, será ofertado um amplo número de vagas destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência. 

 

O Dia D também tem o objetivo de informar e alertar sobre a Lei nº 8.213/1991, também conhecida como Lei de Cotas, que determina que as empresas com 100 ou mais funcionários devem, obrigatoriamente, preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas com deficiência.

 

Reforçando as iniciativas neste sentido, no último dia 17 foi realizado o Dia D - Empregador, ação que reuniu mais de 150 empresas, convidadas a cadastrarem suas vagas nos postos do SINE. O evento contou com apresentação artística, palestras motivacionais, apresentação de casos de sucesso e explicação sobre o cadastro das vagas para o Dia D - Trabalhador. 

 

 

Documentos

Os candidatos devem comparecer ao Dia D com carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, número do PIS e comprovante de endereço. A apresentação desses documentos é fundamental para realização do cadastro completo do trabalhador.

 

 

Dia D em Belo Horizonte

  •  Sine BH Resolve: Rua dos Caetés, 342 – Centro

 

  • Sine Barreiro: Rua Barão de Coromandel, 982 – Barreiro

 

  • Sine Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 1055 – Venda Nova