24 September 2019 -
Na sexta-feira, dia 27 de setembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, participa do Dia D, mobilização nacional para aumentar a inserção de trabalhadores com deficiência e beneficiários reabilitados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no mercado formal de trabalho. Em Belo Horizonte, as ações serão realizadas em parceria com o governo estadual e a Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais.
Nesta data, os postos municipais e estaduais do Sistema Nacional de Emprego (Sine) estarão disponíveis, das 9h às 16h, para atender exclusivamente a esse público-alvo, com cadastros de perfis profissionais e encaminhamento para empregos. Nos postos, será ofertado um amplo número de vagas destinadas exclusivamente às pessoas com deficiência.
O Dia D também tem o objetivo de informar e alertar sobre a Lei nº 8.213/1991, também conhecida como Lei de Cotas, que determina que as empresas com 100 ou mais funcionários devem, obrigatoriamente, preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas com deficiência.
Reforçando as iniciativas neste sentido, no último dia 17 foi realizado o Dia D - Empregador, ação que reuniu mais de 150 empresas, convidadas a cadastrarem suas vagas nos postos do SINE. O evento contou com apresentação artística, palestras motivacionais, apresentação de casos de sucesso e explicação sobre o cadastro das vagas para o Dia D - Trabalhador.
Documentos
Os candidatos devem comparecer ao Dia D com carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, número do PIS e comprovante de endereço. A apresentação desses documentos é fundamental para realização do cadastro completo do trabalhador.
Dia D em Belo Horizonte
- Sine BH Resolve: Rua dos Caetés, 342 – Centro
- Sine Barreiro: Rua Barão de Coromandel, 982 – Barreiro
- Sine Venda Nova: Rua Padre Pedro Pinto, 1055 – Venda Nova