Pular para o conteúdo principal

Dezenas de árvores são plantadas por moradores na Vila Aeroporto
Divulgação/PBH

Dezenas de árvores são plantadas por moradores na Vila Aeroporto

criado em - atualizado em

Moradores da Vila Aeroporto, região Norte da cidade, iniciaram o mês plantando árvores que no futuro trarão flores, frutos, sombras e um ambiente agradável para a comunidade.  Durante  atividade de educação ambiental realizada pela Urbel, nos dias 2 e 3 de março, por meio do programa Vila Viva São Tomás/Aeroporto, adultos e crianças se reuniram para plantar quaresmeiras, ipês, mangueiras, buritis, pitangueiras e muitas outras árvores na rua Santo Elias, formando uma alameda entre o Residencial Buritizeiro e o campo verde de futebol, a fim de proporcionar mais qualidade de vida para as famílias do entorno.

 

Com trinta e seis novas árvores, o local agora é chamado de Alameda dos Residenciais, já que os nomes de algumas espécies plantadas são equivalentes aos de residenciais edificados pelo Programa na região. O Buriti, por exemplo, refere-se ao Residencial Buritizeiro, que fica bem próximo da Alameda e está em fase de construção avançada. Assim que for concluído, suas unidades habitacionais serão destinadas a famílias que foram removidas em função de obras e/ou por estarem em áreas com risco de alagamentos.

 

June Leroy, técnica social da Urbel que acompanha as famílias atendidas pelo Vila Viva São Tomás/Aeroporto, avaliou a atividade positivamente. “O local entre o Residencial e o campo de futebol é uma área remanescente das intervenções do Programa. E essa ação foi importante para que a comunidade se aproprie desse espaço que irá qualificar o ambiente do entorno, tornando-o muito mais bonito e agradável para as famílias”, disse. Ela conta ainda que para efetivar o plantio, a Urbel contou com o acompanhamento de sua bióloga, Rosa Maria Veríssimo, que adquiriu a maioria das mudas na Fundação Zoobotânica.

 

A comerciante Renata da Silva, que participou da atividade, está aguardando o reassentamento em um dos apartamentos do Residencial Buritizeiro. Animada, ela levou seu sobrinho Isac, de 4 anos, para ajudar a plantar uma das árvores. “Ele estava todo feliz e escolheu a Pitangueira. É incrível como as crianças se envolvem, então temos que aproveitar para ensinar que o futuro e um bom ambiente também dependem deles. Vocês estão de parabéns. Foi um trabalho muito gratificante”, elogiou.