Pular para o conteúdo principal

Mesa de reunião do Prefeito Kalil com moradores do Planalto
Foto: Amira Hissa/PBH

Desapropriação da Mata do Planalto garante preservação de área na região Norte

criado em - atualizado em

Na tarde desta quinta-feira, dia 10, o Prefeito Alexandre Kalil e a secretária municipal de Política Urbana, Maria Caldas, reuniram-se, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte, com representantes da associação de moradores do bairro Planalto e membros do movimento Salve a Mata do Planalto.

 

Durante o encontro, os moradores conheceram detalhes sobre o Decreto 17.775, que foi publicado em novembro de 2021 com a finalidade de desapropriação da Mata do Planalto, localizada na região Norte da cidade.

 

Reivindicação antiga dos moradores, o decreto da Prefeitura garante a preservação do local, demarcado como área de proteção ambiental pelo Plano Diretor, conforme foi aprovado pela sociedade na IV Conferência Municipal de Política Urbana.

 

A secretária Maria Caldas lembrou que, além de assegurar a proteção da Mata, a desapropriação irá disponibilizar um novo e importante espaço público para a comunidade.

 

“Os moradores estiveram empenhados há 12 anos pela garantia de preservação da área. E o prefeito Alexandre Kalil sempre teve o compromisso de garantir a preservação da Mata do Planalto. No encontro com os representantes do movimento Salve a Mata do Planalto, explicamos que a desapropriação será prevista no próximo orçamento, explicou Maria Caldas.

 

Preservação

 

Além da preservação da flora e da fauna da Mata do Planalto, a medida da Prefeitura de Belo Horizonte também garante a proteção da bacia do Rio das Velhas na região Norte da capital.

 

A desapropriação da Mata do Planalto, que possui aproximadamente 200 mil m², também vai contribuir com as metas estabelecidas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a mitigação dos graves efeitos das mudanças climáticas em Belo Horizonte.