Pular para o conteúdo principal

Definidas as chaves da categoria Feminino Sub-20 da Copa Centenário 2022
Foto: Marcelo Machado

Definidas as chaves da categoria Feminino Sub-20 da Copa Centenário 2022

criado em - atualizado em

Os grupos e os confrontos da primeira fase da categoria Feminino Sub-20 da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima 2022 foram definidos em congresso técnico com a participação da organização e dos clubes. A competição é realizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e, neste ano, com o patrocínio do Ministério da Cidadania / Secretaria Especial do Esporte. 

Por sorteio, os oito clubes da categoria Feminino Sub-20 foram divididos em duas chaves. A chave A ficou composta por Siderúrgica, Marquense, Sete de Setembro e Prointer. Já na chave B ficaram Projeto Futebol e Vida B, Grêmio Justinópolis, Projeto Futebol e Vida A e Dínamo Laguna. 

Na primeira fase da competição, as equipes da chave A vão jogar entre si, assim como as da B. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a fase semifinal, que será disputada em confronto único classificatório para a final. 

Para otimizar a disputa e em conformidade com os cuidados e medidas referentes à pandemia da Covid-19, a primeira fase da Feminino Sub-20 terá três rodadas duplas em campo neutro nos dias 6, 13 e 20 de março. Confira os jogos clicando neste link

Quatro dos cinco campos nos quais os jogos serão realizados integram o projeto Várzea Viva, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, com o objetivo de requalificação dos espaços esportivos sem utilização de recursos do tesouro municipal, em função da parceria com a iniciativa privada. 

As arenas Santa Cruz, Morro das Pedras, Inconfidência e Reunidos são os campos modernizados com a instalação de grama sintética e iluminação de LED, além de reforma e melhorias em vestiários, alambrados e arquibancadas. O outro local de jogos da categoria será o campo do Comercial Barreiro. 

Crescimento 

A categoria Feminino Sub-20 é uma das novidades da Copa Centenário 2022. As outras são a categoria Masculina Sub-13 e a divisão da categoria Master em duas (40 e 50 anos). Portanto, a competição deste ano terá 11 módulos, três a mais que a de 2019. São eles o Feminino (Sub-17, Sub-20 e Adulto); Masculino (Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Master 40 e 50 anos); e Masculino Amador (A, B e C). 

A Copa Centenário retorna em 2022 após dois anos de paralisação devido às medidas de combate à pandemia de Covid-19. Trata-se de um dos principais torneios amadores do Brasil, com o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel delas no processo de inclusão social de seus praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e melhoria na qualidade de vida da população. 

A competição mobilizou em 2019 mais de 5,4 mil participantes diretos, entre atletas e integrantes de comissão técnica, de quase 220 clubes. Os campeões da última edição da Copa Centenário foram: Itamarense (Infantil); São Bernardo (Juvenil); Tupinambás (Feminino Sub-17); Manchester (Feminino Adulto); Cachoeirinha (Master); Villa Real (Adulto Masculino C); Américo (Adulto Masculino B); e Radiante (Adulto Masculino A).