22 June 2020 -
Mais um serviço para motoristas da capital pode ser feito pela internet. A Defesa da Autuação de Trânsito já está disponibilizada on-line pela Prefeitura de Belo Horizonte, para suprir a suspensão temporária dos atendimentos presenciais no BH Resolve e na BHTrans – como forma de controle do contágio e enfrentamento da pandemia da Covid-19.
A Defesa da Autuação é a oportunidade de apresentar um requerimento indicando inconsistências e solicitando o cancelamento do Auto de Infração de Trânsito (AIT), no qual foi registrada uma infração do veículo, antes que seja aplicada uma penalidade. Com esse serviço disponível na internet, o julgamento passa a ser feito por meio das informações cadastradas pelo usuário, que são analisadas e o resultado é enviado por e-mail.
Para ter acesso ao serviço, o condutor deve acessar o Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte fazer sua solicitação, anexar todos os documentos solicitados e enviar.
Mesmo com essa nova modalidade de atendimento, as solicitações por correspondência continuam valendo, especialmente para quem não tem acesso à internet. O pedido e os documentos devem ser enviados para a Caixa Postal 1.841 – CEP 30.331-970, Belo Horizonte/MG.
Passo a passo no portal
Acessar este link, ir em "Temas mais acessados", clicar em "Transporte e Trânsito" e "Interposição de Defesa da Autuação de Trânsito". Em seguida, é só clicar em "Solicitar". A página apresenta todas as informações e um formulário a ser preenchido e enviado.
Depois do registro e envio, o cidadão pode acompanhar o serviço. Para isso, são necessários o número da solicitação de serviço/processo ou CPF/CNPJ do interessado e e-mail registrado no momento da solicitação.