Pular para o conteúdo principal

Defesa Civil e Lions Club firmam parceria de prevenção ao período chuvoso
Foto: PBH/ Divulgação

Defesa Civil e Lions Club firmam parceria de prevenção ao período chuvoso

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte firmou com a Fundação de Lions Clubs International (LCIF) parceria inédita em Minas Gerais visando à preparação e prevenção para o próximo período chuvoso na capital.  Foram doadas lanternas de LED, botas e capas de chuva, além de kits básicos de primeiros socorros. Todo material foi direcionado aos integrantes dos Núcleos de Defesa Civil e de Alerta de Chuva que são formados por moradores das comunidades que, através do trabalho voluntário e solidário, contribuem com ações preventivas nas áreas de risco, alagamento, inundação, além de orientar, alertar, monitorar e prestar socorro mais imediato nas situações de chuvas fortes, calamidade e emergência.

 

Tornar Belo Horizonte uma cidade mais resiliente durante o período chuvoso é um dos temas discutidos semanalmente nas reuniões do grupo gestor. O Coronel Waldir Figueiredo esclarece que a parceria com o Lions Club Internacional é fundamental e vai contribuir para aumentar a resiliência das comunidades, segurança da população e melhorar as ações de gestão de riscos e desastres durante as chuvas na cidade. A Prefeitura de Belo Horizonte trabalha de acordo com as recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres, adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). “A parceria entre o Lions Club Internacional e a Prefeitura de Belo Horizonte obedece às recomendações da (ONU) que orienta ações através da cooperação internacional para o desenvolvimento, incluindo recursos tempestivos, sustentáveis, adequados e apoio para reforçar seus esforços de redução do risco de desastres”.

 

Lane Lourdes de Souza Costa, governadora do Distrito LC4 do Lions Club, esclarece que umas das missões da organização é fomentar ações com o objetivo de fortalecer e melhorar as ações de saúde, segurança e bem-estar das comunidades, além de apoiar os necessitados por meio de serviços humanitários e subsídios. “Quando acontecem desastres naturais, os Leões estão entre os primeiros a oferecer assistência. Como fundação, nos orgulhamos de oferecer uma variedade de opções de subsídios para apoiar diversos estágios das operações de socorro. De julho de 2022 a junho de 2023 a LCIF concedeu 252 subsídios em todo mundo relacionados a desastres”, disse.