Pular para o conteúdo principal

Defesa Civil de Petrópolis (RJ) vem a BH conhecer atuação das equipes da capital
Adão de Souza/PBH

Defesa Civil de Petrópolis (RJ) vem a BH conhecer atuação das equipes da capital

criado em - atualizado em

A Defesa Civil de Belo Horizonte recebeu, nesta quarta-feira (4), a visita operacional da equipe de gestão da Defesa Civil de Petrópolis, no Rio de Janeiro, que veio conhecer a atuação na capital. Os dois órgãos têm parceria na promoção de uma cultura de prevenção, percepção do risco e adoção de medidas de proteção da população.

Durante a visita, o tenente-coronel Bombeiro Militar Marcelo Abreu, diretor-técnico operacional, e a tenente Bombeiro Militar Camila Nunes, diretora de Projetos, conheceram as ações do Sistema Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte. Foram apresentados o padrão de atendimento da central 199, rotinas operacionais de vistorias de risco, monitoramento e emissão de alertas preventivos, Plano de Contingência e o programa Defesa Civil nas Escolas, Treinamentos Comunitários.

Eles também conheceram o Grupo Gestor de Risco de Desastres, formado por diversos órgãos da administração municipal e ainda os diversos investimentos em obras para contenção de enchentes e áreas de encostas e prevenção para o período chuvoso de 2023/24.

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Figueiredo, comemora o fato de a Defesa Civil de Belo Horizonte ser referência no Brasil.  “A Prefeitura de Belo Horizonte trabalha de acordo com as recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres, adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). O trabalho sistêmico envolvendo os órgãos da PBH contribui para aumentar a resiliência das comunidades, segurança da população e oferece aos outros municípios e estados a oportunidade de melhoria nas ações de gestão de riscos e desastres. E ainda mostra a qualidade do trabalho que é desenvolvido para tornar a nossa cidade mais resiliente.

“Nossas cidades possuem características similares na gestão de proteção e defesa civil, de boas práticas e inovação na busca da proteção da população e desenvolvimento da resiliência local. Já trocamos várias experiências e vamos colocar em prática ações exitosas do município de Belo Horizonte”, afirmou a diretora de projetos da Defesa Civil de Petrópolis.

Referência em Alertas Preventivos

A Defesa Civil é referência nacional na emissão de alertas preventivos. Uma das estratégias apresentadas para garantir a segurança da população no período chuvoso é a emissão de alertas preventivos que também já estão sendo enviados, também, pelo aplicativo WhatsApp. O sistema é alimentado pela Defesa Civil de Belo Horizonte com alertas de ocorrência de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos. Os interessados em receber os avisos podem enviar uma mensagem de "Oi" para o número (61) 2034-4611 para se cadastrar.

Atualmente, há também o serviço de SMS em que basta o usuário enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199 e um alerta de confirmação será devolvido na sequência. O serviço não tem custo e, em Belo Horizonte, já é utilizado por cerca de 320 mil pessoas.

Os alertas também são divulgados para usuários que utilizam o aplicativo Waze. Em caso de necessidade de bloqueio de vias, o motorista será redirecionado para uma rota segura e longe dos possíveis riscos.

Os assinantes de TV por assinatura das prestadoras Claro (NET), Vivo, Oi, Sky recebem mensagens de alerta em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com duração de 10 segundos. Os moradores de Belo Horizonte também podem acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço “defesacivilbh”.

Nesta quinta-feira (5), a Defesa Civil de Venda Nova do Imigrante (ES) também fará uma visita técnica a Defesa Civil de BH.