Pular para o conteúdo principal

Defesa Civil de BH recebe visita do coordenador do orgão em Rio Branco (AC)
Foto: Roger Victor/PBH

Defesa Civil de BH recebe visita do coordenador do orgão em Rio Branco (AC)

criado em - atualizado em

A Defesa Civil de Belo Horizonte recebeu, nesta terça-feira (1º), a visita operacional da Defesa Civil de Rio Branco, no Acre. A indicação da visita foi sugerida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil pela excelência e reconhecimento das atividades e boas práticas feitas na capital e que colaboram para a promoção de uma cultura de prevenção, percepção do risco e adoção de medidas de proteção por parte da população da cidade. 

Ao coordenador do órgão rio-branquense, tenente-coronel Cláudio Falcão, foram apresentadas como são desenvolvidas as ações do Sistema Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte, do padrão de atendimento da central de atendimento 199, rotinas operacionais de vistorias de risco, monitoramento e emissão de alertas preventivos, Plano de Contingência,  Defesa Civil nas Escolas, Treinamento Comunitários e do Grupo Gestor de Risco de Desastres, formado por diversos órgãos da administração municipal. Falcão ainda vai conhecer os programas e projetos da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), responsável pela implementação da Política Municipal de Habitação Popular e protocolos e ações do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH). 

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Waldir Figueiredo, esclarece que a Defesa Civil de Belo Horizonte se tornou referência no Brasil.  “A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) trabalha de acordo com as recomendações do Marco de Sendai, principal instrumento orientador de redução de risco de desastres, adotado por países membros da Organização das Nações Unidas (ONU). O trabalho sistêmico envolvendo os órgãos da PBH contribui para aumentar a resiliência das comunidades, segurança da população e oferece aos outros municípios e estados a oportunidade de melhoria nas ações de gestão de riscos e desastres e ainda mostra a qualidade do trabalho que é desenvolvido para tornar a nossa cidade mais resiliente. 

Referência em Alertas Preventivos 

A Defesa Civil é referência nacional na emissão de alertas preventivos. Uma das estratégias apresentadas para garantir a segurança da população no período chuvoso é a emissão de alertas preventivos que em breve passarão a ser enviados, também, por WhatsApp. O sistema será alimentado pela Defesa Civil de Belo Horizonte com alertas de ocorrência de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos. Os interessados em receber os avisos deverão enviar uma mensagem de "Olá" para o número (61) 2034-4611 para se cadastrar. 

Atualmente, há também o serviço de SMS em que basta o usuário enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua para o número 40199 e um alerta de confirmação será devolvido na sequência. O serviço não tem custo e, em Belo Horizonte, já é utilizado por cerca de 320 mil pessoas. 

Os alertas também são divulgados para usuários que utilizam o aplicativo Waze. Em caso de necessidade de bloqueio de vias, o motorista será redirecionado para uma rota segura e longe dos possíveis riscos. 

Os assinantes de TV por assinatura das prestadoras Claro (NET), Vivo, Oi, Sky recebem mensagens de alerta em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com duração de 10 segundos. Os moradores de Belo Horizonte também podem acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço “defesacivilbh”.