Pular para o conteúdo principal

Decreto que desburocratiza as relações com cidadão beneficia também as OSCs

02/10/2018 | 18:18 | atualizado em 02/10/2018 | 18:18

 

O Decreto Municipal nº 16.728/2017, que regulamenta aspectos da Lei Federal nº 13.460/2017, estabelece regras para simplificar e desburocratizar o atendimento aos usuários dos serviços públicos em Belo Horizonte. Partindo da presunção de boa-fé, o decreto veda, por exemplo, a exigência de cópias autenticadas de documentos, de reconhecimento de firma e da apresentação de informações ou documentos dos quais a própria Administração Municipal dispõe.
 

Por meio da Nota Técnica nº 003/2018, a Subsecretaria de Modernização da Gestão esclarece que esse decreto alcança, também, as organizações da sociedade civil (OSC) que estabelecem parcerias com a Prefeitura. De acordo com o subsecretário de Modernização da Gestão, Jean Mattos Duarte, que assina a nota, isso se justifica porque a parceria, uma vez formalizada, caracteriza-se como atividade administrativa de prestação de serviço público.
 

Para a Procuradoria-Geral do Município (PGM), a validade do decreto para as OSC parceiras da PBH significa um avanço no processo de modernização dessas relações. E o Conselho Municipal de Fomento e Colaboração (Confoco-BH), órgão colegiado de assessoramento permanente da PGM que fez a consulta à Subsecretaria de Modernização da Gestão, considerou o fato como um importante facilitador para a celebração e o desenvolvimento dessas parcerias.


Últimas Notícias

Casal passeia com criança em cadeira de rodinhas e outroas pessoas caminham na Savassi, no domingo, durante o dia. BH é da Gente oferece ioga, encontro de carros e orientação nutricional

Show de talentos, ioga, encontro de carros e orientação nutricional são atrações do BH é da Gente no domingo, dia 22/9.

19/09/2019 | 20:26
Imagem aérea de uma rua com pinturas e um estacionamento de carros ao lado, durante o dia. No Mês da Mobilidade Urbana, PBH incentiva reflexão sobre segurança no trânsito

BHTrans está realizando uma série de atividades no Mês da Mobilidade Urbana, entre os dias 18 e 25/9. 

19/09/2019 | 19:21