Pular para o conteúdo principal

Foto de Guilherme Morais
Foto: Victor Máté

Dança e audiovisual dialogam na Residência Artística CRDançaBH 1ª Edição

criado em - atualizado em

Fomentar a criação, a pesquisa e a produção em dança. Com essa premissa, nasce a Residência Artística CRDançaBH 1ª Edição, que irá selecionar seis propostas para uma imersão criativa. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 8 de setembro. A atividade é uma construção conjunta entre o Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte e o Cine Santa Tereza, realizada dentro da Programação do Circuito Municipal de Cultura. A ação conta com a parceria do Goethe-Institut. O Circuito é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). 

 

A residência se apresenta como um espaço de interlocução e criação coletiva, em regime de imersão, de maneira virtual, durante um período de três meses, tendo como foco artistas da área de dança. Nesta primeira edição, intitulada “Corpo-Imagem-Movimento”, será evidenciada a confluência entre a dança e o audiovisual e, consequentemente, as possibilidades criativas que se abrem a partir dessa convergência entre linguagens. 

 

A ação dá seguimento às ações regulares de difusão, promoção e divulgação já realizadas pelo CRDançaBH, como o projeto Terça da Dança, dando ênfase ao fomento, à criação e à pesquisa. O objetivo é impulsionar o exercício criativo, tendo como pilares a transversalidade e a interlocução. 

 

De acordo com Aline Vila Real, diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, uma das funções da residência é criar um ambiente propício à experimentação, apoiada na troca e no atravessamento entre os participantes e entre as linguagens da dança e do audiovisual. 

 

“Realizar o primeiro programa de residência artística do Centro de Referência da Dança de BH é uma ação muito importante para a Fundação Municipal de Cultura, que tem se movimentado para que, mesmo nessa situação de pandemia, a produção cultural da cidade encontre ambiente favorável para a sua manifestação. O programa Corpo-Imagem-Movimento conecta memórias e movimentos históricos às estratégias contemporâneas de criação artística e celebra a existência de um Centro de Referência da Dança na cidade de Belo Horizonte.” 

 

Como vai funcionar a residência 

 

O tema Corpo-Imagem-Movimento abre o Programa de Residências por estar em total consonância com as necessidades e especificidades com as quais os artistas têm que lidar no contexto da pandemia de Covid-19. Trata-se de fomentar não o registro de espetáculos, mas, sim, a produção de obras que surjam da interface entre os campos do audiovisual e da dança. Durante a residência, os artistas selecionados receberão orientação de dois tutores das áreas de artes cênicas e audiovisual, que acompanharão todo o processo, e terão ainda três encontros virtuais com provocadores, ao longo do percurso. 

 

Para a missão de tutoriar o processo criativo, foram convidados o coreógrafo, multiperformer e pedagogo Guilherme Morais (BH/Berlim), e a cineasta Everlane Moraes (SE). No papel de provocadores, estão a atriz, diretora e dramaturga Grace Passô (BH), a cineasta, coreógrafa, artista visual e curadora Carmem Luz (RJ) e o  multiartista Welket Bungé (Guiné-Bissau). 

 

Serão escolhidos, por meio de cadastramento,  seis propostas de artistas e/ou coletivos, da área de dança, que receberão um cachê artístico no valor de R$ 1.000,00.  O processo seletivo levará em conta a trajetória, a motivação e o potencial multiplicador do candidato. A comissão de seleção será formada por representantes do CRDançaBH, do Circuito Municipal de Cultura e pelos dois tutores da atividade. 

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 8 de setembro pelo site do Circuito Municipal de Cultura. 

 

Abertura com palestra-performance

 

Para abrir a atividade, haverá uma live, aberta ao público em geral, com palestra-performance da bailarina Bethania Gomes e a exibição da videodança “Escuta Beatriz Nascimento”. A ação é inédita e foi elaborada a pedido da curadoria. A apresentação acontece em 21 de setembro, às 19h, e pode ser acompanhada pelo Youtube da Fundação Municipal de Cultura (youtube.com/canalFMC) e pelo site do Circuito. 

 

Mostra "Corpo-Imagem-Movimento" 

 

Em outubro, como parte das ações do programa de residências artísticas CRDançaBH, que tem como foco a criação e a pesquisa nas áreas de artes cênicas e audiovisual, acontecerá a mostra "Corpo-Imagem-Movimento". Apresentada no Cine Santa Tereza, a mostra audiovisual trará uma seleção de obras que se aproximam a partir das relações que estabelecem entre corpo, imagem, território, identidade, deslocamento e experimentação. A programação será divulgada em breve. 

 

Sobre o CRDançaBH 

 

O Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte é um projeto de apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança na capital mineira. Tem como objetivo promover as diversas danças na atualidade, dialogar com a cidade e criar pontes entre artistas, instituições e equipamentos culturais, de forma transversal e democrática. 

 

Sob a responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), e em diálogo com a sociedade civil, o CRDançaBH busca estabelecer estratégias e planos de ação para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor da dança, ampliando as discussões sobre políticas culturais, formação de público e fomento, além de acolher e apoiar as diversas danças da cidade. 

 

Serviço

 

Inscrições para a Residência Artística CRDançaBH 1ª Edição 
Quando: até 8 de setembro
Onde: Formulário on-line no site do Circuito 

 

Abertura com a live Palestra-Performance de Bethania Gomes 
Quando: 21 de setembro,  às 19h 
Onde: YouTube da Fundação e site do Circuito