Pular para o conteúdo principal

Imagem da página do portal do Governo Federal
Foto: Divulgação PBH

Dados Abertos da PBH no Portal do Governo Federal

criado em - atualizado em

Os dados abertos publicados no portal da Prefeitura já estão disponíveis também no Portal do Governo Federal e serão compartilhados com os sites da América Latina, Américas e, em breve, com os europeus.  Belo Horizonte é a primeira cidade do Brasil em que os dados publicados na página local aparecem automaticamente no Portal do Governo Federal, sem qualquer trabalho manual.

No portal, é possível encontrar dados da capital mineira relativos às áreas de Educação, políticas sociais, informações de trânsito e transporte disponibilizadas pela BHTrans, geoprocessamento e dados da Belotur sobre gastronomia, Carnaval e outros atrativos da nossa cidade, que podem ser visualizados no mundo todo pela internet, através deste link.

O sincronismo entre os dois portais gera total visibilidade dos dados de Belo Horizonte, maximiza seu acesso pela sociedade e amplia a visão da capital mineira como cidade conectada. “Quando cada órgão, fundação ou autarquia da estrutura administrativa da Prefeitura de Belo Horizonte publica informações no Portal de Dados Abertos da PBH, elas já são compartilhadas automaticamente com o Governo Federal. A Prodabel  vem trabalhando em conjunto com todas as secretarias municipais para disponibilizar cada vez mais dados em formato aberto”, explica Marcus Vinicius Pinto, da Gerência de Inteligência de Dados da Prodabel.

O Portal de Dados Abertos do Governo Federal tem em sua plataforma diversas ferramentas de pesquisa, compartilhamento, divulgação e acessibilidade que passam, por extensão, aos dados da PBH que ali estão. Desde agosto de 2020, Belo Horizonte passou a integrar a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (INDA), por meio de seu portal, mantido e coordenado pela Prodabel.

Cabe lembrar que a integração à INDA só foi possível devido à qualidade do Portal de dados abertos da PBH, que é resultado do trabalho da equipe técnica da Prodabel, da Controladoria-Geral do Município e do ilimitado apoio recebido de todos os órgãos e entidades da Prefeitura, que desde 2017 têm se esforçado para publicar seus Planos de Dados Abertos (PDA) com os respectivos planos de ação, dando visibilidade para seus cronogramas de abertura de dados e metadados. Em breve estarão disponíveis também informações tributárias oriundas das Secretarias da Fazenda, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Econômico e informações da Política Urbana, que tiveram seu PDA recentemente aprovado.

Para Virgílio Queiroz de Paula, Diretor de Transparência na Controladoria-Geral do Município, responsável pelo processo de abertura de dados na PBH,  “a oportunidade de participar da abertura de dados da PBH, tanto em âmbito municipal quanto nacional, é atuar em uma iniciativa que tem imenso potencial para transformar o Brasil em um país mais democrático com uma sociedade participativa e atuante”.

A partir de agora, a presença de Belo Horizonte no contexto federal da abertura de dados governamentais aumenta as chances de nossa capital ser uma das primeiras cidades do Brasil a integrar a Open Government Partnership, a principal organização mundial para abertura de dados.