Pular para o conteúdo principal

Curta produzido pelo MIS BH é selecionado para a 21ª Mostra Mundial de Animação
Foto: reprodução

Curta produzido pelo MIS BH é selecionado para a 21ª Mostra Mundial de Animação

criado em - atualizado em

O filme “A Vida Secreta das Películas”, produzido pelo Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS BH), e lançado em fevereiro de 2023 no Cine Santa Tereza foi selecionado para a 21º Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA, que será realizada em BH em dezembro deste ano. A mostra é o segundo maior evento dedicado ao cinema de animação do Brasil, e busca incentivar os realizadores, além de contribuir como referência na formação e experimentação de técnicas, propostas, conceitos e enredos na linguagem da animação. A programação exibe longas e curtas-metragens de diversas partes do mundo e já levou a animação nacional também para outros países. 

O curta-metragem “A Vida Secreta das Películas” aborda a preservação audiovisual, uma das atividades primárias do MIS BH, e é fruto de uma oficina de pixilation oferecido pelo Museu na Semana das Crianças, em outubro de 2022. A técnica pixilation consiste em uma animação stop motion na qual atores são utilizados e captados quadro a quadro (como fotos), criando uma sequência de imagens. Durante a oficina, as crianças colaboraram com a atuação, produção de efeitos sonoros e musicais, criação de storyboard, e desenhos dos créditos. 

A produção do curta foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, por meio do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte (MIS-BH), valorizando ações voltadas para o universo da salvaguarda, difusão e democratização dos acervos da instituição. De acordo com o Coordenador do MIS-BH, Thiago Veloso Vitral, “produzir o filme foi uma forma de evidenciar a preservação de acervos audiovisuais, uma das caras atribuições do MIS BH, além de trazer as crianças para o universo do cinema e do patrimônio cultural de Belo Horizonte”. 


“A Vida Secreta das Películas” possui o roteiro de Soraia Nogueira e Thiago Veloso Vitral, direção de Soraia Nogueira e Paulo Udi, preparação de acervo por Natercia Pons e Viviane Silva, oficinas de música por Victor Louvisi, oficina de créditos por Lucas Magalhães, apoio técnico por Darlene Saturnino e atuação de João Lucas Gasparini e Ana Elisa Grossi. 

Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA 

Realizado desde 2003 em Belo Horizonte, a Mostra Udigrudi Mundial de Animação – MUMIA é um evento consolidado entre os festivais de cinema e vídeo no Brasil e integra o calendário turístico da cidade de Belo Horizonte. Sendo o segundo maior evento dedicado ao cinema de animação do Brasil. A mostra MUMIA já levou a animação brasileira para diversos países, como Finlândia, Chile, Colômbia e Holanda e Armênia. 

Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MIS BH 


O Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MIS BH tem a missão primordial de garantir o acesso aos acervos audiovisuais representativos da produção local, trabalhando na perspectiva da preservação, englobando a catalogação, tratamento, guarda, pesquisa e divulgação. A instituição conjuga as atividades de conservação com projetos destinados ao acesso e difusão do acervo, como ações de educação patrimonial, pesquisas agendadas, mostras de filmes, exposições e oficinas de preservação fílmica.

Além disso, o MIS BH concilia o trabalho direcionado para a memória audiovisual da cidade com um olhar voltado para o presente, desenvolvendo iniciativas de apoio às novas produções e de formação na área. Atualmente, o MIS-BH exibe a exposição Cinejornais em Belo Horizonte, que aborda diferentes aspectos dos cinejornais, desde o surgimento à decadência, do processo de produção à conservação das películas, o uso da linguagem cinematográfica, e também como essas produções foram utilizadas enquanto ferramentas de discursos por autoridades ao longo da história.