Pular para o conteúdo principal

Nelcy Roque, sentada em frente ao computador. Ela frequenta o curso de informática da Prodabel com as filhas.
Foto: Divulgação PBH

Cursos oferecidos pela Prodabel profissionalizam duas gerações

criado em - atualizado em
Uma família, vários sonhos. Nelcy da Silva Roque, 48 anos, é mãe de cinco filhas, com idade entre 13 e 24 anos. Moradora do Conjunto Zilah Spósito, no bairro Jaqueline, região Norte da capital, ela sabe que o conhecimento é fundamental para que todas tenham um futuro melhor. 


A mãe já trabalhou como operadora de telemarketing, mas atualmente está desempregada. Mesmo diante de uma situação complicada, ela sabe que é preciso transformar a dificuldade em oportunidade. E foi na Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) que ela encontrou uma importante aliada. 


Nelcy e três das cinco filhas já participaram de cursos de capacitação oferecidos pela Prodabel. Ela conta que esteve em três turmas diferentes. “Fiz o curso de Inclusão Digital, uso da Internet e atualmente estou no que ensina a logística de programação. Sou muito grata à Prodabel por nos proporcionar esta oportunidade. E sempre que tiver algum tema do meu interesse eu estarei na sala de aula”, garantiu.

 
Ela foi a primeira da família a participar de um curso no local. Depois, convenceu as filhas a fazer o mesmo. A identificação foi tão grande que ela sonha em cursar uma faculdade. “Quero fazer Análise de Sistemas ou algum tema relacionado à programação de computadores. Quem sabe um dia eu não consiga realizar este sonho?”, disse.     



Informática Básica

Entre as filhas dela que já passaram pela Prodabel está a jovem Pâmela Roque Versiani, de 15 anos. Ela fez o curso de Informática Básica e garante que, no futuro, quer trabalhar na área da informática. “Pensei que era difícil, mas não é. Basta se dedicar. Eu já tinha vontade de trabalhar com informática e este curso da Prodabel só me fez ter mais certeza que estou no caminho certo”, relatou. 


Além dela, a irmã mais velha de 24 anos e outra de 19 também já frequentaram uma sala de aula na Prodabel. Mas, segundo Nelcy, em breve esta lista vai aumentar. “As outras duas, de 23 e 13 anos, já estão na fila de espera! A mais nova está louca para começar. A de 23 também percebeu que é uma boa oportunidade e já me pediu para avisar quando tiver alguma atividade que seja boa para ela”, afirmou.


Além da família, Nelcy garante que também incentiva vizinhos e amigos. “Nós somos de uma família humilde. Quando teríamos uma oportunidade dessas? A gente se sente acolhido. Não importa qual o seu grau de conhecimento. É um lugar muito bom para e todos podem vir”, assegurou.

  

Cursos

A unidade Ipiranga da Prodabel oferece cursos totalmente gratuitos para pessoas de todas as idades. Programação de Computadores para crianças a partir dos seis anos, Informática Básica para a Terceira Idade, Formação e Vivência em Informática para Jovens, Recondicionamento de Computadores e Planejamento e Gestão de Negócios são alguns exemplos. A abertura de novas turmas depende da demanda. O telefone para outras informações é o 3277-6064.

 

 

11/04/2018. Oportunidade em família. Fotos: Prodabel/Divulgação