Pular para o conteúdo principal

 Cursos de Programação WEB e Criação de sites têm aula inaugural
Foto: Divulgação/PBH

Cursos de Programação WEB e Criação de sites têm aula inaugural

criado em - atualizado em

Um grande evento virtual marcou a primeira aula dos novos estudantes da Plataforma de Educação Aberta a Distância, da Prefeitura de Belo Horizonte. Quase 400 pessoas participaram. Duas turmas vão aprender a criar sites e três vão fazer Programação WEB. Mais uma vez, um dos destaques é o curso Programando Sonhos Delas, voltado exclusivamente para mulheres. Adriano Ventura, da Diretoria de Inclusão Digital da Prodabel, revelou que 76% dos 588 novos alunos inscritos são do público feminino. ‘’O mercado de tecnologia é basicamente masculino, mas desde 2019, com o surgimento do Programando Sonhos Delas, tem absorvido cada vez mais mulheres para a área de Programação, isso é fantástico’’, afirmou. 

 

O presidente da Prodabel, Leandro Garcia, destacou que o mercado da Tecnologia da Informação está cada vez mais democrático e que cabe aos novos alunos aproveitar o momento. ‘’É uma boa notícia, nosso papel é ajudar a cada um pra seguir nessa jornada de sucesso. Nossos professores são muito bons; se eu puder dar um conselho, aproveitem a oportunidade e tudo o que a gente tem pra oferecer’’. 

 

A secretária adjunta municipal de Desenvolvimento Econômico, Cristiane Serpa, reforçou que o mercado tem grande demanda por profissionais qualificados e ‘’a Prefeitura vem criando o melhor ambiente para que esses profissionais que vão se formar na Prodabel fiquem aqui e possam crescer na área de Tecnologia’’. 

 

Dois professores da Prodabel, Leandro Rocha e Rosimeire Paulino, explicaram os conteúdos dos cursos e a metodologia. No curso de criação de sites serão 80 horas-aula em dois meses, quando aprenderão fundamentos sobre Página WEB, linguagens para criação de sites, registro de marca, como registrar um domínio, design e produção de conteúdo para WEB, redes sociais e marketing, produção de conteúdo (identidade visual e conteúdo textual) e a construção de um site. 

 

Já o curso de Programação WEB terá duração de quatro meses, com 120 horas-aula. Os alunos vão aprender o desenvolvimento e a manutenção de projetos para Web, além de utilizar linguagem de programação, banco de dados e recursos de segurança da informação. E serão capazes de utilizar imagens, vídeos, animações, linguagem de marcação e folhas de estilos para desenvolvimento WEB. 

 

O presidente da Concert Tecnologia e ex-presidente da Fumsoft, associação que há quase 30 anos atua no desenvolvimento da cadeia produtiva de TI em Minas Gerais, Leonardo Fares, lembrou que o Brasil hoje está perdendo funcionários para empresas estrangeiras, que estão buscando mão de obra qualificada. E elogiou os cursos oferecidos pela PBH. ‘’Vocês estão fazendo política de desenvolvimento econômico. Nós precisamos gerar profissionais qualificados para as nossas empresas em Minas Gerais’’. E mandou um recado aos novos alunos: ‘’Estando devidamente habilitado, você vai trabalhar em qualquer lugar do mundo. Essa oportunidade é uma realidade fantástica para vocês e para as nossas empresas’’, afirmou. 

 

Duas ex-alunas da Prodabel contaram aos novos integrantes dos cursos como conseguiram se desenvolver e hoje já estão no mercado de trabalho. Jéssica Paula disse que conseguiu emprego depois de ficar dois anos fora do mercado. E agradeceu aos professores e funcionários da Diretoria de Inclusão Digital. ‘’A Prodabel não desistiu de mim, a mensagem que deixo pra todo mundo é que por maior que seja o desafio, a fé e a vontade de vencer de todos sempre são maiores’’. 

 

Brenda Axel, que se formou em Programação WEB, falou que já está no segundo emprego no mercado da Tecnologia da Informação em São Paulo. Ela disse que foi obrigada até a parar de responder algumas mensagens em redes sociais. ‘’Hoje as empresas que me procuram, são muitos recrutadores me chamando pra trocar de emprego. E tudo começou na Prodabel com o curso que vocês estão fazendo agora’’, finalizou. 

 

As inscrições para os cursos on-line oferecidos pela PBH continuam abertas. Há especialização em Empreendedorismo Digital, Oficina de Educação Ambiental, Introdução às Novas Tecnologias, Ferramentas para Home Office I e II, Editor de Planilha Eletrônica I e II e Programação Web. Inscrições podem ser feitas neste link