Pular para o conteúdo principal

Curso EAD apresenta parques e zoobotânica como espaços educativos
Foto: Suziane Brugnara

Curso EAD apresenta parques e zoobotânica como espaços educativos

criado em 27/05/2022 - atualizado em 27/05/2022 | 15:16

Opções de lazer, contato com a natureza, prática de esportes e descanso, os Parques Municipais e a Zoobotânica (Jardim Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco) também são fontes importantes de conservação da fauna e flora, pesquisa e para o trabalho de educação ambiental. Pensando em ampliar esse potencial, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) irá lançar na próxima segunda-feira (30), o curso “Parques e Zoobotânica como espaços educativos”, em formato de Educação à Distância (EAD). 

Inicialmente, o curso estará disponível apenas para servidores da Prefeitura Municipal de BH. “Como esses espaços recebem muitas escolas, a proposta, neste primeiro momento, é contemplar principalmente os professores municipais para que tenham mais autonomia e aproveitamento durante as  visitas. Uma formação para que possam explorar a diversidade e riquezas ambiental, cultural e histórica presentes nesses locais”, explica Sérgio Augusto Domingues, presidente da FPMZB. 

Essa capacitação era realizada de forma presencial, até 2020, mas apenas com informações sobre o Zoológico e o Jardim Botânico. O novo formato EAD oferece mais flexibilidade para o educador. Além disso, traz a possibilidade de inclusão de novos conteúdos de outras unidades administradas pela FPMZB. Dentre elas, os Parques, Centros de Vivência Agroecológicas (Cevae´s) e também o Cemitério do Bonfim, que traz muita história e cultura a serem exploradas. 

Sobre o  curso 

Para acesso, é necessário cadastro na plataforma de ensino à distância (EAD) da Prefeitura de Belo Horizonte. Com carga horária de 4 horas, os assuntos são distribuídos em 11 módulos. Ao final de cada módulo e atingido 75% de aproveitamento em cada um, é emitido um certificado ao participante. Há um prazo para conclusão em até 5 meses. Podem participar professores e monitores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. 

Como material complementar, as escolas municipais, que tiverem professores no curso, recebem um exemplar físico do “Livro Ilustrado da Zoobotânica – Orientações para visitas” com fotografias e ilustrações aquareladas de espécies da fauna e flora, produzidas por ilustradoras científicas, além de espaços representativos da Zoobotânica. 

As temáticas são: 

·         Módulo I – Conhecendo a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e a proposta de capacitação

·         Módulo II – Livro Ilustrado da Zoobotânica – orientações para visitas

·         Módulo III – Jardim Zoológico: um pouco de história e as suas potencialidades como espaço de educação

·         Módulo IV – Jardim Zoológico: conheça os bastidores da instituição e as suas potencialidades educativas

·         Módulo V – Borboletário – “Um lugar mágico onde as cores voam”

·         Módulo VI – Aquário da bacia do rio São Francisco

·         Módulo VII – Parques Municipais e Centros de Vivência Agroecológica

·         Módulo VIII – Campanha educativa de prevenção contra incêndios florestais

·         Módulo IX – Jardim Botânico: um pouco de história e as suas potencialidades como espaço de educação

·         Módulo X – Jardim Botânico: conheça os bastidores da Instituição e suas funções

·         Módulo XI - Visitas guiadas ao Cemitério do Bonfim