Pular para o conteúdo principal

Curso capacita servidores da PBH para atendimento humanizado no Carnaval
PBH/Divulgação

Curso capacita servidores da PBH para atendimento humanizado no Carnaval

criado em - atualizado em

Agentes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) e servidores das secretarias municipais de Segurança e Prevenção (SMSP) e de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) passaram por uma capacitação, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, para a atuação humanizada em ocorrências envolvendo a população vulnerável, com destaque para casos de racismo, LGBTfobia e envolvendo crianças e adolescentes durante o Carnaval de 2024.

A capacitação teve o objetivo esclarecer aos agentes e servidores pontos sobre os procedimentos para condução de ocorrências e orientações específicas para o planejamento operacional do período carnavalesco, incentivando a realização de ações preventivas contra violência e criminalidade, promovendo a integridade, diversidade e harmonia durante as festividades.

Como responsável pelo Grupamento de Proteção à Mulher Guardiã Maria da Penha, a inspetora da Guarda, Abigail Catarina, falou da experiência da corporação nas ações de combate à importunação sexual.

Durante a capacitação, os participantes assistiram a apresentações sobre: "Trabalho Infantil, Abuso e Exploração Sexual", "A Importância do Acolhimento e Incentivo para Registros de Ocorrências em Casos de Racismo, Assédio e LGBTfobia", "Enfrentamento à Violência contra Mulher", "Racismo Recreativo", "Projeto de Fortalecimento das Ações de Proteção às Minorias e Vulneráveis em Trajetória de Rua" e "Atuação Institucional de Prevenção à Importunação Sexual durante o Carnaval".

O evento contou com as intervenções do subsecretário-adjunto da SMSP, Rodrigo Sérgio Prates; do subcomandante Nedson Moreira; da subsecretária de Direitos de Cidadania da SMASAC, Glecenir Vaz Teixeira; da diretora de Políticas para Crianças e Adolescentes, Fabiana Fadul; da assessora Política para População LGBT, Anete Rodrigues; da diretora de Política para Mulheres, Daniella Lopes Coelho; e da diretora de Políticas de Reparação e Promoção da Igualdade Racial, Makota Kisandembu.

A subsecretária Glecenir Teixeira destacou a importância da capacitação para uma festividade como o Carnaval, por se tratar de um evento que celebra exatamente a diversidade, a alegria e a cultura. “É essencial garantir que todos possam desfrutar desses momentos de maneira segura e em pleno respeito aos seus direitos fundamentais. Nesse sentido, a atuação da Guarda Municipal desempenha um papel crucial, não apenas assegurando a ordem pública, mas também zelando pela proteção dos direitos humanos de cada cidadão”, ressaltou.

Para ela, a presença da Guarda Municipal no Carnaval vai além da manutenção da segurança física, na medida que ela visa também criar um ambiente onde a diversidade seja celebrada, sem espaço para discriminação ou violação dos direitos de qualquer indivíduo. “Isso inclui ações educativas, de prevenção e intervenções proativas para garantir que todos os participantes se sintam respeitados e protegidos”, concluiu.