8 Maio 2025 -
O Centro de Referência das Juventudes (CRJ-BH), equipamento da Subsecretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Belo Horizonte, será palco para intervenções artísticas na programação da Vida Sustentável BH, que acontece até este domingo (11). A temática da sustentabilidade será abordada em oficinas, exposições e pinturas. As atividades são gratuitas e abertas a todas as pessoas.
No sábado (10), a partir das 12h, o CRJ ganhará um novo mural, com curadoria do CURA – Circuito Urbano de Arte. Os artistas Efe Godoy, Julianismo, Valentino Pelé e Wannata realizarão uma intervenção artística que parte do tema da sustentabilidade em suas várias dimensões — ambiental, social, política e afetiva — com foco nas vivências LGBTQIAP+.
A pintura será fruto de um processo coletivo, iniciado com uma imersão criativa no próprio CRJ ao longo desta semana. O laboratório foi conduzido pelas curadoras e servirá como espaço de troca, reflexão e elaboração conjunta entre artistas, a partir do território e dos temas propostos.
Exposição
O CRJ recebe, entre 8 e 10 de maio, a exposição Até no Lixão Nasce Flor, da artista Sofia Sara, que traz a criação de jovens artistas de periferia que ressignificam o que muitos chamariam de lixo, transformando resíduos em arte, denúncia e poesia visual. A artista explica que a exposição foi construída a partir de materiais reaproveitados retirados diretamente dos lixos de Belo Horizonte e Região metropolitana, do olhar crítico e da criatividade.
Murais
Com o uso de Lambe-Lambe, a artista Ananda Colaa realiza a instalação do mural Raízes do Amanhã, que traz a técnica da criadora de reinventar a realidade, mesclando imagens de diferentes origens para criar composições surrealistas e evocativas, marcadas por paletas de cores fortes e elementos afrocentrados. A intervenção será instalada no sábado (10), às 12h.
Outro mural será instalado pelo artista Matéria Prima. Na exposição Sustentasociabilidade, o artista seleciona registros de trajetos (urbanos ou não), pelos quais passa e mostra a interação de pessoas com elementos naturais ou vinculados ao cuidado com o meio-ambiente e afins. A exposição pode ser conferida no sábado (10), ao longo de todo o dia.
Oficina
Ainda dentro da programação da Virada Sustentável BH, o CRJ recebe o workshop “A Importância da Presença do Jovem nos Espaços de Participação Democrática”, dedicado a jovens de 15 a 24 anos. A atividade acontece na Galeria Romão na sexta-feira (9), das 14h às 16h.
O objetivo é promover a conscientização sobre a relevância da participação ativa dos jovens nos processos democráticos e na tomada de decisões que impactam suas vidas e comunidades. O Workshop será conduzido pelos jovens do Coletivo Movidade, especialistas em participação em conselhos e comissões, que compartilharão experiências e conhecimentos importantes sobre participação democrática.
Virada Sustentável
O maior festival de sustentabilidade da América Latina e um dos maiores do mundo, tem como objetivo apresentar a sustentabilidade de forma criativa, atraente e de fácil compreensão, promovendo informação de qualidade e reforçando as redes de transformação nos territórios por onde passa.