Pular para o conteúdo principal

Sede da Creas Oeste
Foto: Debora Oliveira

CREAS Oeste inicia atividades em novo endereço

criado em - atualizado em

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social Oeste (CREAS) está com nova estrutura e endereço. Uma reunião institucional na última segunda-feira marcou o início das atividades. Entregue para a população pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, a nova sede passa a funcionar em um local ampliado, acessível às pessoas com mobilidade reduzida, com ambientes acolhedores e humanizados. 

 

Localizado no bairro Nova Suíça, na avenida Barão Homem de Melo, 282, a unidade garante o atendimento e o acompanhamento às famílias e indivíduos que vivenciam situações de violação de direitos e violência. A nova unidade possui mais de 300 m² de área construída, com recepção, quatro salas de atendimento, sala de reuniões, sala multiuso, refeitório e banheiros diferenciados para trabalhadores e usuários, inclusive PCD, além de espaço para a equipe de referência, que soma 41 profissionais, incluindo sala para a coordenação. A obra do espaço foi executada pela Sudecap, com recursos da SMASAC.

 

Maíra Colares, Secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, destaca que a entrega da unidade é fruto de um conjunto de esforços da gestão. “Ter um espaço como esse, que garanta condições para o atendimento, é respeito ao trabalhador, respeito ao usuário. Qualifica a nossa política e dá mais condições para que asseguremos os direitos das famílias e indivíduos atendidos aqui”, salienta. 

 

Mais conforto

 

Até a entrega da nova sede à população, a unidade funcionou na av. Silva Lobo, juntamente com a Coordenação de Proteção Social e Cidadania, vinculadas à Diretoria Regional de Assistência Social Oeste. A partir deste mês, a unidade contará com um espaço exclusivo. Uma sede própria reforça a identidade do CREAS enquanto Unidade Socioassistencial que se articula com as atividades e ações prestadas às famílias nos demais serviços e unidades do SUAS-BH, demais políticas públicas e com os demais órgãos do sistema de garantia de direitos. 

 

Maria Angélica, diretora Regional de Assistência Social, celebra a entrega do espaço para a comunidade e destaca a importância da unidade para a política de assistência social do município. “É um espaço bem localizado, com acessibilidade e  boa estrutura. Esta entrega reforça o nosso compromisso para que os serviços, no âmbito da Assistência Social, produzam seguranças sociais  para  as famílias que são protegidas pela equipe técnica da regional oeste, conforme suas necessidades e situações de vulnerabilidades, riscos sociais e pessoais e violações de direitos.” 

 

Para conhecer todos os serviços oferecidos pelos CREAS acesse o link