Pular para o conteúdo principal

CRDançaBH oferece curso de capacitação para formatação de projetos culturais
Foto: Ricardo Laf/ Divulgação

CRDançaBH oferece curso de capacitação para formatação de projetos culturais

criado em - atualizado em

O Centro de Referência da Dança -  CRDançaBH, localizado no Teatro Marília, recebe, nos dias 1 e 2 de junho, o Workshop de Produção, com Fernanda Vidigal, que integra a programação do Ciclo de Oficinas do CRDançaBH. A atividade é voltada para estudantes, pesquisadores e profissionais da dança, e tem como proposta a capacitação em formatação de projetos culturais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a manhã de quarta-feira, dia 1, por meio do formulário disponível neste link.

O workshop será dividido em dois dias de aulas. Na quarta-feira, dia 1, o tema da aula será  Formatação de Projetos. Entre os conteúdos abordados estão o planejamento estratégico, plano de ação e de sustentabilidade, e como formatar projetos a partir da análise de estudos de casos. Na quinta-feira, dia 2, a segunda aula será dedicada ao aprofundamento na formatação de projetos culturais. Nela, será tratado o financiamento cultural e possibilidades de captação de recursos como leis de incentivo, fundos culturais, editais, financiamento internacional, entre outros. 

A diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real, destaca que o Ciclo de Oficinas do CRDançaBH vai ao encontro da proposta do equipamento cultural, que tem como um de seus objetivos apoiar e capacitar os artistas da dança. "Esta é a primeira oficina formativa do Centro de Referência da Dança. As oficinas são contrapartidas de projetos culturais aprovados na Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Fundação Municipal de Cultura. A ideia é organizar e otimizar estas contrapartidas junto com artistas propositores para oferecer atividades formativas diversas", explica a diretora. 

O Workshop será ministrado por Fernanda Alvares Vidigal, graduada em Comunicação Social pela PUC Minas, com especialização em Competências Criativas – Gestão Cultural, pela UNA/INSPIRE. Sócia proprietária da Agentz Produções Culturais, desde 1999, já desenvolveu, ao longo de sua carreira, trabalhos de curadoria, planejamento e captação de recursos, produção e coordenação de diversos projetos culturais e festivais no país. Atuou em projetos como Festival Mundial de Circo, “CircuitoCultural para Primeira Infância” do programa “Diversão em Cena ArcelorMittal”, CircoSesi e Industria para o Futuro,  festival PalcoGiratório, FIMPRO – Festival Internacional deImprovisação, Festival Arte & Cultura,  Festival Internacional de Teatro Palco&Rua de BeloHorizonte/FIT BH (2012), entre outros. 

Workshop de Produção, com Fernanda Vidigal 

Centro de Referência da Dança (Avenida Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia)
Dias 1 e 2 de junho, das 14h às 16h
Inscrições pelo link: https://forms.gle/mtUZfhf8aRfwxfHT9
Vagas limitadas (15 vagas)