Pular para o conteúdo principal

CRAS Vila Maria ganha nova sede
Foto: Débora Oliveira/ PBH

CRAS Vila Maria ganha nova sede em Belo Horizonte

criado em - atualizado em

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Vila Maria), da Prefeitura de Belo Horizonte, mudou de endereço. A nova sede terá capacidade para mais atendimentos, salas mais amplas e melhores condições de acomodação da equipe de referência, além de ter mais acessibilidade, em todos os ambientes, para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A nova localização fica na rua Professor Amílcar Viana Martins, 65, bairro Jardim Vitória, região Nordeste da capital. 

A mudança para um novo local contribui para aprimorar os serviços e benefícios que são oferecidos na unidade, entre eles o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que conta com cinco grupos em atividade, assim como o Programa Maior Cuidado e os Benefícios Eventuais.

A unidade, que funcionava na rua dos Argentinos, 103, Vila Maria, passa a ocupar uma edificação com aproximadamente 330m², com diversos espaços: recepção, salas para atividades coletivas e atendimentos técnicos individualizados e para famílias, banheiros adaptados, disponibilidade de ponto de internet e Wi-Fi.

Para o Secretário Adjunto e Subsecretário de Assistência Social, José Crus, a mudança da sede do CRAS qualifica o oferecimento dos serviços à população.  A unidade é a referência de proteção social na região e para acesso a direitos sociais, além de ser porta de entrada do SUAS. “Fazer funcionar com qualidade e dignidade as unidades de proteção social do SUAS-BH é a nossa direção”, destaca.

Histórico

O CRAS foi inaugurado em 2011 e desde então vem se constituindo em uma referência de proteção social para as famílias residentes nos bairros Vila Maria, Jardim Vitória, Getsêmani e região. No total, cerca de oito mil famílias são atendidas na unidade.

Usuária do CRAS Vila Maria há 8 anos, Rosângela Pires da Silva conta que a nova estrutura trouxe mais conforto e acessibilidade para a população atendida pela unidade. “A mudança de endereço foi ótima! Além de ser bem espaçoso e agradável, é um local de fácil acesso e atende as especificidades de cada pessoa,” ressalta.

Ao longo dos anos de funcionamento, o CRAS Vila Maria ampliou sua capacidade de atuação e de alcance às famílias, o que tornou necessária a mudança de endereço da unidade para um espaço físico mais amplo e com melhores condições de prover proteção social. No último ano, a unidade atendeu cerca de mil famílias.