Pular para o conteúdo principal

CRAS Providência, na regional Norte, ganha nova sede
Foto: Stênio Lima

CRAS Providência, na regional Norte, ganha nova sede

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte entrega à população a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Providência. As mais de 5 mil famílias referenciadas pela unidade pública municipal passam a contar com espaços ampliados para um atendimento mais qualificado, iluminação e ventilação adequadas e espaços internos e externos para atividades coletivas.  

O CRAS permanece na mesma área, na rua São Sebastião, 140 - Minaslândia, sem impacto no deslocamento das famílias referenciadas na unidade. A antiga sede funcionava desde 2008, quando foi inaugurado, em um espaço reduzido, com pouca privacidade para os atendimentos e possibilidades limitadas para a realização de atividades coletivas. Agora, a sede, que saiu de 127,14m² para 234,15m² de área construída, conta com espaços que respeitam a privacidade e o sigilo dos atendimentos socioassistenciais e também um maior conforto para a equipe de referência no ambiente de trabalho. 

Dos Anjos é liderança comunitária do território e também celebra a mudança. “Desde quando o CRAS foi implantado, eu e meus filhos participamos das atividades e somos atendidos. Nossa vida mudou muito, e para melhor, nesse tempo. Eu vejo o CRAS como uma porta de entrada para o conhecimento e acesso a outras coisas. Depois de tantos anos, agora eu oriento as pessoas a buscarem os serviços e tenho certeza que, com essa cara nova, vamos conseguir aumentar ainda mais a qualidade desses atendimentos”. 

A Sudecap realizou intervenções para revitalização do espaço, com investimentos de R$ 300 mil. Foram realizadas adequações para garantir a acessibilidade com novo layout, salas de atendimento que garanta sigilo e para a estrutura administrativa, reforma do piso para retirar desníveis, construção de novas salas e banheiros; reforma do telhado; substituição da caixa d’água; limpeza no entorno de toda a edificação devido ao assoreamento e reforma da área de serviço e rampa de acesso de pedestres. 

Para o Secretário Adjunto e Subsecretário de Assistência Social, José Crus, este foi um dos compromissos desta gestão, aprimorar, qualificar e ampliar os serviços públicos da Assistência Social para garantir a proteção social das famílias e indivíduos que mais precisam, com padrões de qualidade e dignidade, em especial para as mais pobres, vulneráveis e que vivenciam violações de direitos no município. Ainda, destaca que as obras e reformas, com a parceria com a Sudecap, alcançaram quase 100% das unidades públicas da área, comemora. 

Conheça todos os CRAS de Belo Horizonte e os serviços ofertados nessas unidades clicando aqui.