Pular para o conteúdo principal

Cortejo Junino desfila pelas ruas do Centro de Belo Horizonte neste sábado (15)
Foto: Divulgação/PBH

Cortejo Junino desfila pelas ruas do Centro de Belo Horizonte neste sábado (15)

criado em - atualizado em


Uma das celebrações mais antigas do Arraial de Belo Horizonte está de volta. O Cortejo Junino, realizado na capital mineira desde 1979, acontece neste sábado (15), com concentração no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, a partir do meio-dia. Na ocasião, carroças decoradas e quadrilheiros juninos desfilarão com destino à Praça Rui Barbosa. Representantes de 20 grupos do Concurso Municipal de Quadrilhas irão conduzir o desfile pelas ruas do hipercentro da cidade.

O Cortejo Junino é uma das tradições que marcam o início do Arraial de Belo Horizonte. Tendo surgido praticamente no mesmo período da festa belo-horizontina, a ação preenche as ruas da cidade com luzes e cores, trazendo dezenas de carroças enfeitadas pelas quadrilhas. A iniciativa busca resgatar os tradicionais cortejos de casamento do interior, quando, após o casório, os noivos saiam de carroça da cerimônia, enquanto os convidados seguiam o casal até o local onde seria realizada a quadrilha. Além disso, a ação preserva e reafirma as raízes da cultura das festas juninas em Belo Horizonte, mantendo vivo o costume passado de geração a geração. 

O cortejo é mais uma ação do período junino que tem o intuito de convidar e estimular belo-horizontinos e turistas a prestigiarem a 44ª edição do Arraial de Belo Horizonte, que conta com o tradicional Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas e a criatividade da culinária mineira na Vila Gastronômica. A programação de shows está repleta de nomes de peso do sertanejo e do piseiro nacional, como o cantor Gustavo Mioto e o grupo Barões da Pisadinha, além de artistas regionais e locais. Serão três finais de semana seguidos de atrações - 21, 22 e 23 de julho; 29 e 30 de julho e 5 e 6 de agosto - na Praça da Estação, com entrada gratuita. Para acompanhar a programação completa, acesse o Portal Belo Horizonte

Arraial de Belo Horizonte 

O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 44ª edição em 2023, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. O evento é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, apoio dos Supermercados BH, rádio oficial Liberdade FM, parceria de mídia da TV Globo Minas, parceria com o Mercado Central e colaboração técnica da Comissão Junina Mineira. 

Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. 

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).