4 July 2025 -
Realizado na capital mineira desde 1979, o Cortejo Junino será no próximo domingo (6), com concentração no Mineirinho, a partir das 12h. Os quadrilheiros sairão do local onde será realizada a 46ª edição do Arraial de Belô e seguirão em triciclos decorados até a Igrejinha da Pampulha, mais uma vez sem o uso de tração animal. Para conferir a programação completa do festejo, acesse o Portal Belo Horizonte.
Representantes de 20 grupos do Concurso Municipal de Quadrilhas vão conduzir o desfile pelas ruas do Conjunto Moderno da Pampulha. As quadrilhas juninas que participarão do Cortejo serão avaliadas por uma comissão que julgará as caracterizações dos triciclos e a animação do grupos durante o percurso.
O Cortejo Junino, uma das celebrações mais antigas do Arraial de Belô, é uma tradição que marca o início das festividades do evento enchendo as ruas com uma explosão de luzes e cores. Esta ação é uma forma de preservar e celebrar as raízes da cultura junina na capital, perpetuando o costume que é passado de geração em geração.
46º Arraial de Belô
O Arraial de Belô 2025 é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, assinando a Cota Apresenta, e convênio com o Ministério do Turismo. O evento tem ainda o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e da rede de cosméticos Natura, além da parceria com o Mercado Central KTO.
O Arraial de Belô, reconhecido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur como um dos principais festejos do período junino, chega à 46ª edição. Mais uma vez o público será apresentado à tradicional “Experiência Junina Completa”, que inclui o Concurso Municipal de Quadrilhas, os shows musicais, além de diversas atividades gastronômicas. O evento acontece nos dias 11, 12,13, 19 e 20 de julho, no Mineirão.
A última edição do Arraial de Belo Horizonte atraiu cerca de 80 mil pessoas durante a pré-programação e os quatro dias de evento, representando um aumento de 35% no público diário em relação a 2023. Segundo o Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão de pesquisa mantido pela Belotur, a nota média geral atribuída pelo público foi de 9,2 em uma escala de 10.
A Vila Gastronômica contou com a participação dos bares do Mercado Central e dos vencedores do 5º Concurso Prato Junino, que contribuíram para o sucesso da área de alimentação. Durante os quatro dias, as vendas de alimentos e bebidas cresceram, em média, 54% por dia em comparação ao ano anterior.