Pular para o conteúdo principal

Eleitos da Corte Real Momesca
Foto: Nane Camargos

Corte Real Momesca do Carnaval de Belo Horizonte 2023 é eleita

criado em - atualizado em

Belo Horizonte já elegeu a Corte Real Momesca do Carnaval de 2023. O evento, que ocorreu nesse domingo (11) no Espaço 54, na Lagoinha, coroou o Rei Momo Rafael Eduardo, a Rainha Efigênia Maria e a Princesa Gabriela Santos, representantes que serão responsáveis por levar o espírito carnavalesco a eventos e agendas oficiais de promoção da festa na cidade. Além de receberem as faixas de reconhecimento e os figurinos oficiais, os vencedores levaram para casa uma premiação no valor líquido de R$15 mil para Rei Momo e Rainha, e de R$12 mil para Princesa.

 

“A eleição da Corte Real Momesca marcou a abertura das festividades do Carnaval de Belo Horizonte de 2023. O Rei, a Rainha e a Princesa, a partir de agora, até o dia 26 de fevereiro, irão representar e promover a nossa cidade e a cultura carnavalesca em vários compromissos oficiais. O pontapé da nossa folia foi em grande estilo, dando um indicativo da festa plural, alegre e colorida que chega no próximo ano”, comenta Marah Costa, diretora de Eventos da Belotur.

 

Eleito o novo Rei Momo do Carnaval de Belo Horizonte, o professor, ator e bailarino Rafael Eduardo comentou sobre a emoção de representar a folia na cidade, que volta após dois anos de pausa em decorrência da pandemia de Covid-19. “Seremos transmissores de energia e alegria do Carnaval de 2023. Nosso foco será contagiar essas pessoas que estão carentes de uma grande festa. É uma responsabilidade grande, mas assumo esse compromisso com a minha arte e com meu samba no pé”, comenta.

 

Integrante do Quilombo Manzo Nzungo Kaiango, Efigênia Maria, eleita a Rainha da folia belo-horizontina, também destacou a importância de fazer parte da Corte Real Momesca. “Eu faço parte do Carnaval de Belo Horizonte há 20 anos, e ser eleita uma representante real dessa grande festa me deixa realizada e com grande senso de responsabilidade. Eu sou quilombola, fruto de organizações carnavalescas e de movimentos sociais. Chegou minha vez de ser mensageira da nossa cultura”, disse emocionada

 

Gabriela Santos, eleita a Princesa do Carnaval de Belo Horizonte em 2023, falou sobre as expectativas para a folia do próximo ano. “As pessoas estavam ansiosas pelo retorno da alegria e das cores desta linda festa. Tenho certeza que esse vai ser o melhor carnaval da história da nossa cidade”, completa.

 

Durante a eleição, os candidatos foram avaliados por uma comissão formada pelos jurados  Luciana Ferez, presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC); Makota Kisandembu, presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte (COMPIR); Renata do Carmo, editora executiva do programa Rolê Nas Gerais, da Rede Globo; Anderson Ferreira, ator e figurinista; Adriana Araújo, cantora de samba; Vicente Duarte, jornalista e publicitário e Bianca Monteiro, Rainha da Bateria da Portela, do Rio de Janeiro. Os candidatos foram avaliados por quesitos como: comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade. Além da eleição da Corte Momesca, o evento contou com a apresentação da Bateria Show do Bloco Caricato Bacharéis do Samba, Bateria Show da Escola de Samba Canto do Alvorada e o tradicional grupo Baluartes do Samba.

 

Sorteio da ordem de apresentação dos desfiles das Escolas de Samba

 

A Belotur, em parceria com a Liga das Escolas de Samba de Minas Gerais (A LIGA), realizou, durante a Eleição da Corte Momesca do Carnaval 2023, o sorteio da ordem de apresentação dos desfiles das Escolas de Samba pertencentes ao Grupo Especial do Carnaval de Belo Horizonte de 2023. As oito agremiações realizam os desfiles na seguinte ordem:

 

Raio de Sol

Imperavi de Ouros

Cidade Jardim

Bem te vi

Canto Da Alvorada

Unidos dos Guaranys

Estrela do Vale 

Acadêmicos de Venda Nova