Pular para o conteúdo principal

Corte Momesca De Belo Horizonte cumpre agenda agitada antes do carnaval
Foto: Nane Camargos

Corte Momesca de Belo Horizonte cumpre agenda agitada antes do carnaval

criado em 20/01/2023 - atualizado em 20/01/2023 | 17:02

A Corte Momesca de Belo Horizonte, formada pelo Rei Momo Rafael Eduardo, a Rainha Efigênia Maria e a Princesa Gabriela Santos, é responsável por levar o espírito da festa carnavalesca a diversos eventos oficiais de promoção da cidade. Quem quiser conferir a realeza em ação antes do período oficial do Carnaval de Belo Horizonte, que começa dia 4 de fevereiro, pode acompanhar os próximos eventos da agenda. 

Neste fim de semana, a corte tem agenda agitada e cheia de eventos. Nesta sexta-feira (20), ela participa do ensaio geral da Escola de Samba Estrela do Vale, na sede da escola, e do Samba de Raiz da Casa da Família. Neste sábado (21), a realeza comparece ao Carnaval de Origem na Autêntica e ao Pré-Carnaval Jhon Jhon, na Serraria Souza Pinto. 

No último fim de semana de janeiro, a programação começa sexta (27) com o ensaio do Bloco Caricato Bacharéis do Samba, na Praça Venâncio Machado, no São Pedro. Sábado (28), Rafael, Efigênia e Gabriela participam do ensaio do bloco Filhos de Clara, no Armazém do Campo. 

A expectativa da Princesa Gabriela Santos para as próximas programações é a melhor possível. “Muitos produtores de eventos já entraram em contato conosco solicitando a participação da Corte Momesca. Vai ser lindo reencontrar as pessoas no carnaval depois de dois anos. Queremos levar muito carinho, muito amor para os foliões”, conta.
A agenda da Corte Momesca de Belo Horizonte é coordenada pela Belotur. Além dos eventos do calendário oficial, a corte faz visitas e leva alegria para entidades carentes, asilos e escolas. Para solicitar a presença do grupo em um evento, basta enviar um e-mail para  carnaval.belotur@pbh.gov.br

Realeza visitou escolas de Samba do Rio de Janeiro

A Corte Momesca de Belo Horizonte fez uma visita oficial à cidade do Rio de Janeiro no início deste mês. Rafael, Efigênia e Gabriela participaram de eventos tradicionais do pré-carnaval carioca e mostraram que têm samba no pé.

No dia 7 de janeiro, eles estiveram na Feijoada da Portela, convidados por Bianca Monteiro, rainha de bateria da escola. Na mesma data também conferiram o ensaio da Mangueira.

No dia seguinte, a corte foi convidada pelo carnavalesco Milton Cunha para acompanhar o IV Baile de Passistas e o II Encontro da Associação dos Passistas de Samba do Brasil (APASB) Nacional. 

“Foi inesquecível ver todas as nossas referências de perto! As diretorias, passistas, rainhas, alas, baianas, velha guarda, compositores, intérpretes, musas, portas bandeiras e mestre sala. Ficamos imensamente gratos pela experiência”, conta a Rainha Efigênia Maria.

O Rei Momo Rafael Eduardo compartilha da emoção. “O evento foi um marco para as nossas carreiras e para o Carnaval de Belo Horizonte. Nós somos a primeira corte da cidade a ser convidada para conhecer o Carnaval do Rio de Janeiro. Isso com certeza vai abrir muitas portas e trazer oportunidades”, diz.