Pular para o conteúdo principal

Secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado, distribui kit esportivo na abertura da Copa dos Campeões.
Foto: Divulgação PBH

Copa dos Campeões de Futebol Amador de BH tem início no estádio do Baleião

criado em - atualizado em

Eram apenas seis minutos do primeiro tempo quando o lateral Wallace foi acionado na quina da grande área, pela direita no ataque. Ele dominou a bola e chutou cruzado, com força, para fazer um golaço. A bola ainda bateu na trave direita antes de ganhar a rede. Foi o primeiro gol da Copa dos Campeões de Futebol Amador de Belo Horizonte 2018, na noite de quarta-feira, dia 23 de maio, no Estádio Mário Ferreira Guimarães, o Baleião, na Vila Fazendinha, bairro Serra.

 

O Inconfidência Esporte Clube cedeu o empate ao Santa Catarina Futebol Clube aos 24 minutos, com gol marcado pelo zagueiro Gilberto, mas fez 2 a 1 ainda no primeiro tempo, por meio do atacante Wellber, aos 36, e ampliou já nos acréscimos da etapa final, com Leonardo.

 

A vitória do Inconfidência por 3 a 1 marcou a abertura oficial da edição 2018 da Copa dos Campeões de Futebol Amador de BH, uma competição realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). Neste ano, o torneio conta com o patrocínio do Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa do Torcedor. 

 

O patrocínio faz parte do convênio assinado pelo Ministério do Esporte com a PBH, decorrente da aprovação, pelo Governo Federal, do projeto “Promoção e Fomento do Futebol de Várzea em Belo Horizonte”, elaborado pela Smel.

 

Antes do jogo houve a cerimônia de abertura no gramado do Baleião, com a distribuição de um kit esportivo com seis bolas e um jogo com 25 uniformes para cada uma das 24 equipes participantes.

 

Em seguida, um espetáculo pirotécnico, com queima de fogos de artifício, marcou a entrada em campo dos dois times para o jogo de abertura. Antes de a bola rolar, os jogadores se perfilaram para a execução do hino nacional.  

 

“Sem vocês, artistas da bola, não seria possível a realização da Copa dos Campeões. Este futebol é amador só no nome. Merece um tratamento profissional e estamos trabalhando para isso, até porque os clubes da nossa cidade fazem um trabalho importante, recuperando meninos e meninas, ajudando as comunidades. O esporte tem essa função social, transforma vidas para termos uma sociedade melhor. Desejo a todos uma ótima competição”, afirmou o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado.

 

Todos os 24 times são de Belo Horizonte. Doze deles já foram campeões da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima, também organizada pela PBH. Outros 12 foram campeões ou vice de competições amadoras em BH no ano de 2017.

 

Com 24 equipes na disputa, a competição será realizada de 23 de maio a 30 de junho, tendo uma fase inicial de grupos e etapas eliminatórias subsequentes, das oitavas de final à decisão.

 

O jogo de abertura teve o Santa Catarina, como último vencedor da Copa dos Campeões, em 2014, e o Inconfidência, um dos campeões da Copa Centenário.

 

Confira aqui os demais jogos da fase de grupos.