Pular para o conteúdo principal

Equipe mista da Copa Centenária já tem primeira menina inscrita
Foto: PBH/ Divulgação

Copa Centenário já tem primeira equipe mista inscrita

criado em - atualizado em

As equipes que ainda não se inscreveram para a disputa da 25ª Edição da Copa Centenário tem até amanhã para garantir a vaga e participar da competição. Já os jogadores. Os participantes têm até o dia 13 de fevereiro para se inscrever. A novidade deste ano é a categoria sub-13 mista, quando meninos e meninas poderão jogar no mesmo time. A estudante Ludmila Trindade não perdeu tempo e já está com o nome na lista da equipe GDI Garotos da Igrejinha.

 

Ludmila tem 12 anos e vai participar da Copa pela primeira vez. “Eu quero agradecer a oportunidade de estar jogando a Copa Centenário com os meninos. Estou muito feliz, emocionada mesmo. Quero que o futebol cresça cada vez mais e que venham mais e mais oportunidades para todos e todas Espero que muitas meninas venham participar dessa competição”, disse.

 

Para o presidente da equipe GDI – Garotos da Igrejinha, Ramon Bonifácio de Moura a criação da categoria sub-13 mista é super importante para o esporte. Segundo ele, no GDI tem meninas de 8 a 11 anos que não conseguem participar de competições.

 

“Eu queria que essa categoria mista se expandisse para a sub-11 e até mesmo sub-15. As meninas agregam muito ao time, mas muito mesmo. Tem muita menina talentosa e estão desperdiçadas porque não são todos os campeonatos que deixam elas jogarem”, lamentou Ramon.

 

O gerente de promoção e apoio ao futebol amador da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), Ricardo Monteiro, chamou a atenção para a importância de incentivar as adolescentes a jogar futebol. “Fomentando a participação dessas meninas na sub-13, a gente vai garantir uma participação nas categorias acima, motivando a garotada, criando uma experiência na disputa de competições”, afirmou Ricardo.

 

Inscrição

Para se inscrever na Copa Centenário 2023, a agremiação deve acessar a aba “pré-inscrição” no site oficial da competição, o que vai gerar login e senha para acompanhamento.

Não serão aceitas cópias de documentos que dificulte ou impeça a identificação do participante.

É exigido que a equipe seja de uma entidade constituída e que apresente estatuto e ata dessa entidade.

 

Trajetória da Copa 2022

A edição 2022 da Copa, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, contou com 249 equipes e 5.498 atletas que disputaram as categorias: feminino (sub-17, sub-20 e adulto); masculino (sub-13, sub-15, sub-17 e master 40 e 50 anos); e masculino amador (módulos A, B e C). 

 

A Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima é um dos principais torneios amadores do Brasil e teve início em 1997, em comemoração ao aniversário de 100 anos de Belo Horizonte. A competição tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel delas no processo de inclusão e ascensão social para os seus praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhorias na qualidade de vida da população.

 

Copa Centenário 2023

Esta é a 25ª Edição do torneio que está entre os maiores da América Latina.. Ao todo são 11 categorias: na feminina tem a sub-17, sub-20 e adulto. Na masculina, tem infantil, juvenil, sub-13 mista e máster (máster 40 e máster 50). A Copa Centenário tem a duração de 9 meses.