Pular para o conteúdo principal

 Copa Centenário de Futebol Amador é retomada com nova categoria no feminino
Foto: Divulgação/PBH

Copa Centenário de Futebol Amador é retomada com nova categoria

criado em 02/02/2022 - atualizado em 02/02/2022 | 15:56

A  24ª Edição da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima começa neste mês, com a novidade de mais uma categoria na disputa: 10 equipes de futebol feminino vão competir na categoria sub-20, com atletas de idade entre 18 e 20 anos. A Copa é promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e, em 2022, terá o patrocínio do Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte. 

Os jogos da nova categoria serão realizados de 20 de fevereiro a 3 de março, em seis campos com modernas e novas estruturas, como grama sintética e iluminação de LED. 

Os campos integram o projeto Várzea Vida desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, com o objetivo de promover a requalificação completa nos espaços esportivos sem utilizar recursos do tesouro municipal em função da parceria com a iniciativa privada. 

As ações da Prefeitura de estímulo à pratica do futebol feminino são destacadas na Copa Centenário, que possui, além da categoria sub-20, adultos e sub 17. Em 2019, os jogos do futebol feminino mobilizaram 24 equipes com 582 atletas. Até 2017, as disputas envolviam apenas equipes da categoria adulta. A Copa Centenário é o torneio com maior participação feminina no Brasil. 

O secretário Municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado Júnior, ressalta que além da inclusão da nova categoria (sub-20 feminino), a Copa deste ano teve um reforço na estrutura com o patrocínio do Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte e a requalificação de vários campos do projeto Várzea Viva, que sediarão os jogos. 

Retomada da Copa

A Copa Centenário retorna em 2022, após dois anos de paralisação devido às medidas de combate à pandemia de Covid-19. A competição terá 11 categorias: feminino (sub-17, sub-20 e adulto); masculino (sub-13, sub-15, sub-17 e master 40 e 50 anos); e masculino amador (módulos A, B e C). Trata-se de um dos principais torneios amadores do Brasil e tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel delas no processo de inclusão social de seus praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e melhoria na qualidade de vida da população. 

A competição mobilizou em 2019 mais de 5,4 mil participantes diretos, entre atletas e integrantes de comissão técnica, de quase 220 clubes.  Os campeões da última edição da Copa Centenário foram: Itamarense (Infantil); São Bernardo (Juvenil); Tupinambás (Feminino Sub-17); Manchester (Feminino Adulto); Cachoeirinha (Master); Villa Real (Adulto Masculino C); Américo (Adulto Masculino B); e Radiante (Adulto Masculino A).