Pular para o conteúdo principal

Troféus da Copa Centenário em cima de uma mesa.
Foto: Adão de Souza/PBH

Copa Centenário de Futebol Amador 2018 premia times, artilheiros e goleiros

criado em - atualizado em

Durante a solenidade de premiação da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima, cerca de 600 atletas e dirigentes esportivos receberam troféus e medalhas pela conquista das três primeiras colocações na competição. Também foram homenageados os melhores artilheiros e goleiros da competição.
 

O evento, realizado nessa segunda-feira, dia 3, ocorreu no Clube dos Oficiais da Polícia Militar, no bairro Prado, e faz parte do encerramento da edição 2018 da competição. A Copa Centenário 2018, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, foi realizada de agosto a setembro com 4.837 atletas de 183 equipes.
 

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado, fez o pronunciamento de abertura da solenidade. Agradeceu às equipes participantes da Copa, aos membros do Tribunal Disciplinar Especial e ao Ministério de Esportes, pelo patrocínio da competição. Enalteceu a qualidade da competição e o aumento de times participantes: em 2017, foram 163 equipes e este ano, 183. Elberto Furtado salientou a valorização do futebol feminino com a inclusão do módulo Feminino Sub-17 na Copa deste ano.
 

Furtado entregou aos representantes do Tribunal Disciplinar Especial um troféu de agradecimento pela participação voluntária da instituição na Copa. O secretário homenageou ainda os familiares do Dr. Plínio Chaves, que atuou como membro do Tribunal.

 

Premiação

Na categoria Adulto, receberam a premiação de campeã as equipes: Novo Aarão Reis (módulo A), Radiante (B), Taquarinense (C), Castanheira (Master) e Prointer (Feminino – Adulto).  Ainda nessa categoria, foram premiados os vice-campeões: Ica (A), River (B), Racing (C), Cachoerinha (Master) e Paraiso (Feminino).
 

Pela conquista da terceira colocação, foram condecoradas as equipes: Cruzeirinho (categoria Master), IX de Março (Adulto, Feminino), Américo (C), Botafogo de Venda Nova (B) e Itatiaia Santa Terezinha (A).
 

Os goleiros que tiveram os melhores desempenhos na competição foram homenageados. São eles: Robson de Moura (categoria Master- equipe do Cachoeirinha), Raisa Alves (Feminino, Adulto, Prointer), Walter Angelo (A, Novo Aarão Reis), Thiago Gomes (B, Radiante) e João Carlos (C, Racing).
 

Artilheiros do campeonato, Cleber Freitas (Master, equipe da Águia Branca), Rafaelle Santos (Feminino, Adulto, Prointer), Felipe Barroso (A, Danúbio), Diorelles Alef (B, Radiante), eJoão Vitor Ferreira (C, Racing) também  receberam as premiações.

 

Trajetória

Com a inclusão do módulo Feminino Sub-17, a edição de 2018 teve oito categorias: Infantil, Juvenil, Feminino Adulto, Feminino Sub-17, Master e Masculino Adulto “A”, “B” e “C”.
 

A Prefeitura de Belo Horizonte entregou para cada time participante, no final das disputas das categorias, um kit esportivo com 25 uniformes, bolsa e bolas.
 

A Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima é um dos principais torneios amadores do Brasil. A competição tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel delas no processo de inclusão e ascensão social para os seus praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhoria na qualidade de vida da população.