Pular para o conteúdo principal

Time juvenil corre para a grade do campo de futebol para confraternizar com torcedores, durante o dia.
Foto: Marcelo Machado/PBH

Copa Centenário auxilia clubes na formação cidadã de crianças e adolescentes

criado em - atualizado em

A decisão que vale o título do módulo Feminino Adulto, entre Manchester e Bahia, no domingo, dia 8, no Estádio Baleião, vai apontar o quarto campeão da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima 2019 – competição organizada e realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.  Mais que definir a equipe vencedora de uma das oito categorias da disputa, a decisão reafirma o papel da competição, não só no fortalecimento das associações esportivas amadoras da cidade, mas também na promoção da inclusão social dos praticantes, oferta de lazer às comunidades e melhoria na qualidade de vida da população.

 

“A Copa Centenário é um trunfo que temos para os nossos garotos, é uma aliada para o trabalho de socialização que fazemos com as crianças e adolescentes”, destaca Marcelo Barbosa Santos, que acumula o cargo de vice-presidente e técnico do Itamarense Futebol Clube, campeão do módulo Infantil da Copa Centenário 2019. Marcelo Barbosa relata que o trabalho do Itamarense mobiliza cerca de 140 meninos com idade entre sete e 17 anos, todos moradores de áreas em situação de vulnerabilidade social na região Leste de Belo Horizonte, em bairros como Alto Vera Cruz, Taquaril, Granja de Freitas, Mariano de Abreu e São Geraldo.

 

“Temos jovens carentes cujos pais estão no sistema carcerário, no crack ou internados em tratamento contra a dependência de drogas ou álcool... E temos jovens que nem pai e mãe mais têm. Então, a Copa Centenário vem para nos auxiliar nesse trabalho. Desde o início do ano, com a nossa preparação, os meninos ficam ansiosos para participar dela. É a Copa mais simpática do Brasil”, diz o técnico e dirigente do Itamarense, assinalando que a competição organizada e realizada pela Prefeitura fomenta o futebol amador na cidade e garante apoio, fornecendo bolas, uniformes e acessórios de futebol para os clubes que a disputam.

 

 

Mais de cinco mil participantes

Um dos principais torneios amadores do Brasil, a Copa Centenário mobiliza em 2019 mais de 5.400 participantes diretos, entre atletas e integrantes de comissão técnica, de quase 220 clubes distribuídos em oito módulos: Infantil, Juvenil, Adulto (A, B e C), Master e Feminino Adulto, além do Feminino Sub-17, criado pela Prefeitura em 2018.

 

Os campeões já definidos nesta temporada são o Itamarense (Infantil), São Bernardo (Juvenil) e Tupinambás (Feminino Sub-17). A equipe campeã do Feminino Adulto será conhecida no domingo, dia 8, enquanto que os demais campeões, do Master e do Adulto Masculino A, B e C, serão definidos até novembro.

 

 

04/09/2019. Copa Centenário 2019. Fotos: Marcelo Machado/PBH