Pular para o conteúdo principal

Jogadores em campo
Foto: Marcelo Machado

Copa Centenário 2022 será encerrada com a final do Módulo A neste domingo (27)

criado em 25/11/2022 - atualizado em 25/11/2022 | 14:56

Os times Sociedade Esportiva Novo Aarão Reis e Monte Azul Esporte Clube disputam o título de campeão do Módulo A da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima neste domingo (27), às 10h. A partida será na Arena Morro das Pedras, na rua Braz, s/nº, bairro Nova Granada, região Oeste.  O confronto encerra o último de 11 módulos do torneio promovido anualmente pela Prefeitura de Belo Horizonte. A intenção é fortalecer e apoiar as associações esportivas amadoras da cidade.

 

A equipe do Novo Aarão Reis, invicta na temporada, entra em campo para disputar o segundo título do torneio. A agremiação, fundada em 1991, tem atletas residentes nos bairros Novo Aarão Reis, Tupi, Ribeiro de Abreu, na região Nordeste. A equipe tem o melhor artilheiro do módulo com sete gols marcados (Marcos Vinicius Medeiros).

 

Com uma campanha de quatro vitórias, um empate e uma derrota, o Monte Azul concorre ao título que dá acesso à Copa Itatiaia. Os jogadores do time, fundado em 1949, residem nos bairros Esplanada, Pompéia e São Geraldo, região Leste.  Os jogos do módulo A começaram no dia 21 de agosto com 32 equipes e 828 atletas.

 

Trajetória da Copa 2022

 

A edição 2022 da Copa teve início em 6 de março último e contou com 249 equipes e 5.498 atletas que disputaram as categorias: feminino (sub-17, sub-20 e adulto); masculino (sub-13, sub-15, sub-17 e máster 40 e 50 anos); e masculino amador (módulos A, B e C).

 

A Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima é um dos principais torneios amadores do Brasil e teve início em 1997, em comemoração ao aniversário de 100 anos de Belo Horizonte. A competição tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras na cidade, reafirmando o papel delas no processo de inclusão e ascensão social para os seus praticantes, além de ofertar momentos de lazer às comunidades e proporcionar melhorias na qualidade de vida da população.

 

Campos

 

Os jogos foram realizados em 30 campos de futebol da várzea de Belo Horizonte preparados especialmente para a realização das partidas, sendo que cinco deles têm modernas e novas estruturas, como grama sintética e iluminação de LED. São os campos que integram o projeto Várzea Vida, desenvolvido pela Prefeitura com o objetivo de promover a requalificação completa nos espaços esportivos sem utilizar recursos do tesouro municipal em função da parceria com a iniciativa privada.

 

Futebol feminino

 

A 24ª edição da Copa 2022 tem três categorias no módulo feminino, duas delas criadas nos últimos quatro anos (sub-20 e sub-17). Neste ano, 40 equipes com 919 atletas participaram do torneio com jogos realizados de março a agosto.