Pular para o conteúdo principal

Contrapartida dos beneficiados da Lei Aldir Blanc são atrações culturais no BH é da Gente
Foto: Arminda Oliveira/PBH

Contrapartida dos beneficiados da Lei Aldir Blanc são atrações no BH é da Gente

criado em - atualizado em

Apresentações musicais, dança, capoeira, artesanato, oficinas e muito mais. Durante o mês de maio e junho, a Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, diversas atividades culturais para o público participante do Programa BH é da Gente. Estão sendo ofertadas mais de 15 atividades de contrapartida realizadas dentro da programação do BH é da Gente pelos beneficiários da Lei Aldir Blanc na cidade, que contribuem para demonstrar a força e a cidadania cultural dos artistas e espaços contemplados, além de colocar em evidência a rica produção cultural de Belo Horizonte. No próximo domingo, dia 12, serão realizadas as últimas ações de contrapartida dentro do programa.

O BH é da Gente é realizado, aos domingos, em quatro pontos da cidade: na Savassi (Centro-Sul), na Avenida Guarapari (Pampulha), na Rua Araribá (Noroeste) e na Avenida Silva Lobo (Oeste). Foram disponibilizadas, dentre as ações de contrapartida, apresentações e oficinas de ballet clássico, oficina e apresentação de capoeira, shows musicais, oficina de criatividade e inovação, apresentação sobre os bastidores dos desfiles de escolas de samba, oficina de artesanato, oficina de circo, aulas de fitdance e oficina de percussão.

A execução das ações culturais é resultado da implementação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020). No município, a lei foi regulamentada pelo Decreto Municipal nº 17.437, o qual prevê que os espaços culturais beneficiados com o auxílio emergencial cultural em Belo Horizonte (beneficiários do Inciso II) devem realizar ações de contrapartida, destinadas a atender escolas públicas ou espaços públicos da cidade.

A Secretaria Municipal de Cultura coordenou o diálogo junto aos beneficiários da Lei Aldir Blanc na cidade, e estabeleceu um programa de articulação, mediação e acompanhamento das ações de contrapartida com algumas secretarias municipais. Neste sentido, as contrapartidas realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer marcam a fase final das entregas de contrapartida da Lei Aldir Blanc. Também já foram realizadas ações de contrapartidas em escolas públicas municipais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e em Unidades Socioassistenciais de Belo Horizonte, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania.

A Secretária Municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin, ressalta a parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e afirma que as contrapartidas são uma oportunidade de propiciar a ampliação e manutenção dos vínculos socioculturais, fortalecimento do setor cultural e democratização do acesso aos bens culturais de Belo Horizonte. “A realização das atividades de contrapartida no Programa BH é da Gente contribui para consolidar o exercício da cidadania, por meio da estreita relação entre a cultura e as práticas de esporte e lazer. Elas marcam um encontro festivo de reapropriação dos espaços públicos, após os desafios enfrentados em função do distanciamento social, imposto pelo contexto da pandemia”, destaca.     

Criado em 2017, o BH é da Gente é um programa com o objetivo de promover a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, assim como a convivência e a cidadania em vias e locais públicos, abrindo espaço para a ocupação urbana pela população, fomentando a apropriação do espaço público. A Secretária Municipal de Esporte e Lazer de Belo Horizonte, Adriana Branco ressalta, que o programa "é de todos e para todos, e contribui para tornar a cidade mais feliz. As suas ações culturais compreendem as áreas artísticas, que envolvem gastronomia, música, esporte e o fomento econômico. A parceria contribui para ampliar, diversificar e valorizar o espaço da cultura na programação do BH é da Gente. O público tem a possibilidade de assistir às manifestações artísticas e também participar de várias oficinas como as de ballet, de capoeira, de música e artesanato”.