19 September 2023 -
Após quatro meses de trabalho, mais uma obra de contenção de encosta com histórico de deslizamentos de terra nos períodos de chuva foi entregue pela Prefeitura de Belo Horizonte. Desta vez, os beneficiários são os moradores da rua Popular, no bairro Aparecida (região Noroeste), além dos motoristas que passam diariamente pela avenida Presidente Antônio Carlos, sentido centro. Após elaboração de projeto específico para o terreno, a PBH optou pelo tratamento da encosta com a técnica “solo grampeado”, que trata a inclinação do terreno através de vários processos de revestimento de concreto projetado e chumbadores enterrados. O investimento foi de aproximadamente R$ 1,47 milhão.
“Com o Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico de Belo Horizonte, lançado pelo prefeito Fuad Noman em março deste ano, temos realizado o trabalho assertivo em minimizar situações de risco geológico. E essa encosta na rua Popular chegou a sua estabilização adequada. Com essa obra, mesmo com a chegada das chuvas, o terreno estará sob controle”, reforça Leonardo Gomes, subsecretário da Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb), órgão responsável pela supervisão dos trabalhos.
A PBH já concluiu 182 das 200 obras em encostas previstas inicialmente no programa para mitigar os riscos geológicos na capital e dar mais segurança e tranquilidade às famílias que vivem nas áreas de risco.
Outros locais que oferecem risco foram incluídos no programa e, atualmente, mais 80 obras estão em andamento. Com a conclusão de todas as intervenções, mais de 245 mil moradores de Belo Horizonte serão beneficiados.