Pular para o conteúdo principal

Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de BH faz segunda reunião do ano
Divulgação/PBH

Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de BH faz segunda reunião do ano

criado em - atualizado em

A prefeitura de Belo Horizonte realizou, nesta quinta-feira (30), a segunda reunião ordinária do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, o Comurb, desde a retomada do Conselho no começo deste ano. A reunião foi virtual e discutiu, dentre outros temas, projetos de melhorias no Centro da capital.

 

Durante a reunião, foram apresentadas as alterações no projeto de requalificação da avenida Afonso Pena. Além das adequações sugeridas nas reuniões do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte (CDPCM-BH), também foram apresentadas a retirada da mureta do canteiro central, manutenção do desenho original das praças ABC, Milton Campos e Tiradentes e construção da ciclovia elevada junto ao canteiro central da Afonso Pena. Também foi contemplada a redução do corte de árvores, que eram 40 no projeto original e agora serão sete.

 

O Conselho é presidido pelo superintendente de Mobilidade do Município, André Dantas, e a reunião contou com a participação do secretário de Segurança, Genilson Zeferino, do comandante da Guarda Municipal, Júlio César de Freitas, de representantes de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura e de setores da sociedade civil. “O trabalho do Comurb é essencial para avançarmos nos investimentos em mobilidade de forma estruturada e integrada com diversos atores sociais, especialmente a sociedade civil", ressalta André Dantas.

 

Comurb

 

O Comurb é uma instância colegiada de participação popular, de caráter consultivo e propositivo. Entre as atribuições está a definição de indicadores de desempenho para o monitoramento e a avaliação do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte, o PlanMob-BH. Além disso, o Comurb avalia os investimentos em mobilidade e emite parecer sobre as propostas de alterações da rede estruturante de transporte coletivo e nos mapas da rede cicloviária e de classificação de calçadas.