Pular para o conteúdo principal

mâo feminina setura celular com página inicial do aplicativo Carnaval de Belo Horizonte.
Foto: Divulgação PBH

Conheça as novidades do App Carnaval de Belo Horizonte 2018

criado em - atualizado em
Já é Carnaval em Belo Horizonte e, pelo segundo ano consecutivo, a Prodabel - Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte - teve um papel fundamental na elaboração e inserção do conteúdo do aplicativo oficial da folia. De acordo com os idealizadores do Carnaval de Belo Horizonte Oficial, a previsão é que o número de downloads neste ano supere o de 2017, quando mais de 80 mil pessoas utilizaram o serviço. 
 

Um dos motivos que justificam esta expectativa é o crescimento do número de foliões nas ruas da capital. Segundo a Belotur, que também contribuiu para a criação do aplicativo, cerca de 3,6 milhões de pessoas são esperadas para curtir a festa nas ruas de BH, número 20% maior que 2017. Se esta proporção for mantida também para o aplicativo, o número de downloads pode chegar à marca de cem mil. Além disso, a descentralização das festas, com atividades espalhadas pelas nove regionais da cidade, pode contribuir para que seja batido o recorde.


A ferramenta já está disponível para usuários do sistema Android. A versão para IOS deverá ser disponibilizada até o início de fevereiro. A Gerência de Engenharia e Arquitetura de Software, as Superintendências de Geoprocessamento e de Sustentação da Prodabel foram os setores responsáveis pela elaboração de grande parte do sistema e inserção do conteúdo. De acordo com Keust Pablo Silvano, coordenador de Desenvolvimento de Aplicativos Móveis na Prodabel, em pouco mais de 20 dias o trabalho foi executado. “Este ano o desenvolvimento do app foi realizado em tempo recorde e isto só foi possível graças ao comprometimento e entrosamento das equipes”. 

 

A plataforma para criação do produto utilizada neste ano é semelhante a que fez sucesso em 2017, porém o Carnaval de Belo Horizonte Oficial está com um visual novo, mais prático e eficiente. Para quem vai cair na folia, o aplicativo apresenta uma seleção de todas as atividades a partir da data e da localidade da pessoa. Após a escolha, é possível saber qual o melhor trajeto e a estimativa de tempo até o local, por meio do Google Maps. Além disso, ele tem informações sobre as atividades previstas para os palcos instalados na cidade, diversos serviços, como pontos de Wi-Fi liberado, a localização de banheiros químicos, postos médicos, horário e local do transporte público, bares e restaurantes próximos, telefones úteis, programação, entre outras. 


“É um desafio técnico muito grande levantar todas estas informações espaciais em um período tão curto, contudo a Prodabel já possui expertise para realizar tal tarefa e assim conseguir fornecer a melhor geoinformação para o cidadão curtir a folia” afirmou Cristóferson Bueno, gerente de Geotecnologias da Prodabel.


Outra novidade deste ano é que até mesmo quem não pretende curtir o carnaval de BH poderá aproveitar os serviços oferecidos pela ferramenta. No menu “Off Carnaval” estão diversas atividades que não constam no calendário oficial da festa, como peças de teatro e espetáculos musicais.  


  
Cadastro

Apesar de ter sido apresentado oficialmente apenas na semana passada, o uso da tecnologia para melhorar o Carnaval de Belo Horizonte ocorre desde o ano passado. Um importante passo foi a liberação para que o cadastro de blocos, escolas de samba, entre outros, fosse feito pela Internet. Esta ação deu maior segurança e celeridade ao processo. “A Prodabel e a Belotur trabalharam muito para oferecer um serviço com maior qualidade no Carnaval deste ano, que já é um dos maiores do País. Espero que, agora, as pessoas utilizem esta importante ferramenta”, afirma Karla Albuquerque, Superintendente de Geoprocessamento Corporativo da Prodabel. 

 


26/01/2018. Aplicativo Carnaval. Fotos: Divulgação/Prodabel