Pular para o conteúdo principal

Confraternização marca conclusão das oficinas do Projeto Elas Cultivam Lagoinha
Foto: Divulgação

Confraternização marca conclusão das oficinas do Projeto Elas Cultivam Lagoinha

criado em - atualizado em

O encerramento das oficinas de 2022 do Projeto Elas Cultivam a Lagoinha reuniu integrantes da equipe de coordenação e participantes da iniciativa, em uma confraternização realizada nesta quarta-feira (21) no bairro Bonfim, região Noroeste.  Lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte em outubro de 2021, o projeto consiste em uma ação do eixo Espaços Urbanos Seguros, do Plano de Intervenção Qualificada em Cenas de Uso de Crack e outras Drogas do município. 

Desde o início dos trabalhos a área verde existente em frente ao Mercado da Lagoinha passou a ser utilizada para a realização de oficinas diversas, voltadas para a inclusão social e a geração de renda para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social, usuárias de drogas e com trajetória de vida nas ruas, frequentadoras do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM). O cultivo de hortas, plantas medicinais e de flores no local, além de incentivar a agroecologia, resultou também na recuperação daquele espaço urbano, que estava degradado. 

Participaram da confraternização de 64 mulheres frequentadoras do projeto, além de servidores integrantes da equipe da Diretoria de Prevenção da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), do CIAM e do IEDS. As oficinas serão retomadas em fevereiro de 2023. Fruto da parceria firmada entre a SMSP e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (IEDS), o Projeto Elas Cultivam a Lagoinha representa uma inovação no campo da prevenção à violência.

Para as participantes, as oficinas permitiram também aprender a fabricar sabonetes artesanais, repelentes e desodorantes pastosos e líquidos, usados tanto para sua higiene pessoal, quanto para comercialização.