20 Fevereiro 2020 -
Para provar que folia também é coisa de criança, a Belotur promove mais uma vez a programação do Carnavalzinho. O evento acontece no palco do Parque Municipal, em frente ao Teatro Francisco Nunes, no domingo, dia 23, entre 9h e 14h.
A festa terá cortejos dos blocos Pé di Chinelo, Kizomba e Chama que Vem, além de apresentação do grupo de teatro Mobs. Haverá transporte gratuito dos Centros Culturais para o Parque Municipal, sendo necessária inscrição prévia nas gerências dos equipamentos culturais.
Além da programação oficial da Prefeitura, quem tiver filhos, sobrinhos, afilhados e netos, poderá levá-los aos blocos de rua criados especialmente para os pequenos. Em diversos bairros e horários e com diferentes expectativas de público – que vão de 100 a 5 mil pessoas – as opções incluem brincadeiras populares, cantigas de roda e muita marchinha.
O bloco Criança Fantástica, por exemplo, convida a criançada a produzir seus próprios instrumentos de percussão a partir de sucatas, para o desfile que acontece no Heliópolis, região Norte de Belo Horizonte. Já o grupo Kids Mães em Movimento, concentra na avenida Guarapari, no bairro Santa Amélia, na Pampulha, como forma de promover a diversão e garantir a segurança dos pequenos e suas famílias.
Confira mais opções de programação:
Carnavalzinho
Parque Municipal
Data: 23/02
Horário: 9h às 14h
Endereço: Av. Afonso Pena, 1377 - Centro
Estimativa de público: 500 pessoas
Programação
9h Abertura do evento - Grupo de Teatro Mobs
9h10 Bloco Kizomba
10h10 Bloco Pé de Chinelo
11h20 Bloco Chama que Vem
12h20 Esquenta cortejo
13h00 Cortejo final
Blocos Infantis
Bloco Infantil Unidos do Felicidade
Data: 21/02
Horário: 9h
Endereço: rua Professora Gabriela Varela, 583 - Jardim Guanabara
Estimativa de público: 100 pessoas
Alecrim
Data: 22/02
Horário: 11h
Endereço: rua Castelo de Alcazar, 255 - Castelo
Estimativa de público: 5 mil pessoas
Xibiuzinho - Pampulha
Data: 23/02
Horário: 10h30
Endereço: rua dos Jornalistas, 30 - Alípio de Melo
Estimativa de público: 1 mil pessoas
Bloco dos Super-Heróis
Data: 23/02
Horário: 13h
Endereço: Rua Matias Cardoso, 73 - Santo Agostinho
Estimativa de público: 4 mil pessoas
Bloquim duBem
Data: 23/02
Horário: 15h
Endereço: rua Doutor Júlio Otaviano Ferreira, 1022 - Cidade Nova
Estimativa de público: 2 mil pessoas
Bloco da Família
Data: 24/02
Horário: 10h
Endereço: rua Outono, 545 - Cruzeiro
Estimativa de público: 200 pessoas
Bloco Kids Mães em Movimento
Data: 24/02
Horário: 10h
Endereço: avenida Guarapari, 1363 - Santa Amélia
Estimativa de público: 5 mil pessoas
Bloco Criança Fantástica
Data: 24/02
Horários: 15h
Endereço: Praça Padre Lage, 206 - Heliópolis
Estimativa de público: 500 pessoas
A programação completa do Carnaval de Belo Horizonte está no nosso site.
Cuidado e proteção
Para que crianças e adolescentes tenham um Carnaval tranquilo e protegido, algumas medidas de cuidado são importantes. Álcool não combina com eles e, por isso, vender bebidas para menores de 18 anos é crime, assim como o abuso e a exploração sexual.
Trabalho infantil também é proibido por lei a qualquer hora e em qualquer lugar. Toda atividade econômica e de sobrevivência, remunerada ou não, com exceção do trabalho protegido aos maiores de quatorze anos, é considerada trabalho infantil.
Assim, quem presenciar qualquer uma das violações acima, deve acionar o Conselho Tutelar imediatamente, por meio de denúncia anônima discando 100, ou informar ao agente de segurança mais próximo. O plantão centralizado acontece 24h por dia durante o Carnaval, na rua Tupis, 149, loja I, no Centro de Belo Horizonte.
Carnaval de Belo Horizonte 2020
O Carnaval de Belo Horizonte 2020 é viabilizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, com patrocínio do iFood, Zé Delivery e do iti, aplicativo de pagamentos digitais do Itaú Unibanco. O valor é de R$ 6 milhões em verba direta, mais R$ 8,3 milhões em planilhas de estruturas e serviços, captado por meio de Edital de Patrocínio.
Vale ressaltar que a contratação de músicos, subvenção de blocos e escolas de samba e toda a estrutura dos palcos espalhados pelas regionais da cidade durante o evento, assim como todo o orçamento da Belotur, é proveniente de investimento privado.