Pular para o conteúdo principal

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em outubro
Arte/PBH

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em outubro

criado em - atualizado em

O programa Movimenta PBH, da Prefeitura de Belo Horizonte, promoveu oito encontros virtuais para os servidores e colaboradores municipais durante o mês de outubro.

O primeiro deles foi realizado no dia 6 e tratou da Atenção e o Foco. O neurologista Davi Queiroz conversou com os participantes sobre os exercícios para melhorar a memória, o que causa o esquecimento e também os efeitos da Covid-19. “É muito importante a higiene do sono, atividade física e a alimentação saudável. Temos que cuidar de nossa vida social e da saúde mental e física”, aconselhou. 

No dia 10, o tema do encontro foi Hidratação em Dias Quentes. O encontro faz parte da série “Alimentação Saudável”.  Depois do sucesso do projeto em 2021 e 2022, o Movimenta PBH iniciou o terceiro ano dos encontros mensais sobre o assunto. A nutricionista Lucília Oliveira explicou que a quantidade de ingestão ideal de água por dia deve ser 35ml por kg de peso corporal. “A água auxilia na desintoxicação do organismo, transporta nutrientes para as células, garante bom funcionamento dos rins e intestino, aumenta a flexibilidade muscular, lubrifica articulações e controle da temperatura corporal e mantém pele, unhas e cabelos hidratados. Algumas sugestões de refeições leves para os dias quentes são: saladas, frutas frescas, geladas e congeladas, sucos acrescidos de legumes e preparações simples, sem molhos ou cremes” disse Lucília. 

Já no dia 17, o assunto abordado foi a comunicação não violenta.  A psicóloga Jéssica Silva fez a introdução, destacando a importância nas relações interpessoais, explicando quais são as habilidades essenciais para comunicar-se adequadamente e como os grupos influenciam o bem-estar psicológico das pessoas. Este foi o segundo encontro do ano com esta temática. 

O Movimenta PBH ainda prestou uma homenagem ao Outubro Prateado, mês destinado à pessoa idosa, com a produção de quatro eventos. No dia 23, o tema foi “Envelhecimento: Mitos e Verdades”. Na sequência, as dúvidas sobre perda de memória a partir dos 60 anos foram esclarecidas no dia 24. No dia seguinte foi debatido o acolhimento institucional e o papel das instituições de longa permanência para idosos. Para fechar o ciclo, houve o bate-papo sobre como ter um envelhecimento saudável, promovido no dia 27.

O mês de outubro também é dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e, para fechar o ciclo de atividades do mês, um bate-papo foi realizado no dia 30/10 foi. A médica Flavia Nery e a fisioterapeuta Marianne Vaccaro Lopes conversaram com os participantes sobre a importância da detecção precoce, os diferentes achados na palpação e nos exames de imagem, a indicação cirúrgica para retirada dos seios e quais são preparativos necessários. As especialistas também trataram da promoção da saúde mamária e seu papel fundamental na prevenção do adoecimento, das técnicas para controle da dor e melhorias funcionais durante o tratamento e dos avanços na fisioterapia para preparação e reabilitação física após intervenção cirúrgica.

Os encontros do Movimenta PBH são contínuos e com temas diversos, sempre buscando promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental. Todos os eventos são gravados e estão disponíveis, com material complementar, no EAD da Prefeitura.