Pular para o conteúdo principal

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em maio
Foto: PBH/ Arte

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em maio

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou quatro atividades on-line voltadas para servidores e colaboradores durante o mês de maio. Os temas dos encontros foram a alimentação saudável, educação dos filhos, hipertensão e o planejamento financeiro. 

 

O primeiro deles foi realizado no dia 2 e teve como assunto a alimentação saudável. “Mostrei o que são os nutrientes e quais são suas funções. Os carboidratos são energia da vida enquanto as proteínas são a estrutura da vida, com funções de construção de células, músculos e transporte de substâncias no corpo. A regulação da vida está por conta dos lipídios, que têm funções de hormônios, reserva de energia, estrutura e transporte. Os micronutrientes são essenciais para tudo e atuam nas diversas reações químicas corporais”, explicou a nutróloga convidada Caroline Corradi.

 

Já no dia 12 a educação dos filhos foi debatida com os servidores e colaboradores. A psicóloga Daniele Linhares fez uma abordagem sobre os desafios contemporâneos e a criação compartilhada. “A parentalidade é a função de cuidar de uma criança e educá-la. Ela deve ser exercida de forma equilibrada pelo casal, que juntos devem refletir sobre a parentalidade. Quando um dos dois lados está achando "tranquila" a sua função de cuidar, isto significa que a outra parte está sobrecarregada. A aprendizagem dos comportamentos da criança acontece da interação com a família ou cuidadores. Além de ter atendidas todas as suas necessidades básicas de alimentação, segurança e saúde, as crianças precisam de interação de qualidade, incluindo brincadeiras e diálogos, receber estímulos para explorar o ambiente e objetos e, acima de tudo, precisam de trocas afetivas”, enfatizou Daniele.

 

Para dar sequência à série de encontros promovida pelo Movimenta PBH sobre hipertensão, a convidada da vez foi a enfermeira Elisa Resende. No terceiro encontro, promovido no dia 22, a profissional falou sobre as características da doença e formas de prevenção.

 

“A hipertensão consiste em ter uma pressão arterial igual ou maior que 140/90mmHg. A pressão alta faz com que o coração tenha um esforço maior que o normal para bombear o sangue pelo corpo. Ela é uma das doenças crônicas mais comuns entre a população global e é considerada o principal fator de risco para a morte precoce. Felizmente, ela é passível de prevenção. Apesar de não ter cura, esta doença é controlável, com uso de medicações prescritas por um médico, alimentação equilibrada, atividades físicas, controle do stress e do sono, além da pessoa hipertensa realizar frequentemente os exames preventivos”, disse a enfermeira.

 

Para fechar a agenda do mês, o bate-papo no dia 31 foi sobre planejamento financeiro, com destaque para investimentos alternativos e estruturados e dicas sobre sites e apps oficiais sem custo para otimizar as finanças pessoais.

 

Esse foi o terceiro de uma série de quatro encontros on-line sobre o tema, realizados em parceria com a Universidade Corporativa Bradesco (UNIBRAD), com participação de especialistas certificados pelo mercado financeiro. A ideia é compartilhar dicas e informações sobre as finanças, tipos de investimentos entre outros assuntos afins.

 

Todos os eventos foram gravados e estão disponíveis, com material complementar, no EAD da Prefeitura