Pular para o conteúdo principal

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em junho
Arte/PBH

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em junho

criado em - atualizado em


 
O programa Movimenta PBH, da Prefeitura de Belo Horizonte, promoveu três encontros virtuais para os servidores e colaboradores municipais durante o mês de junho.
Para abrir as atividades do mês, um bate-papo sobre o Alzheimer foi promovido no dia 5. O psiquiatra Guilherme Rocha e o neurologista Davi Queiroz conversaram com os participantes sobre o que é a doença, seus primeiros sintomas e principais fases, as diferenças em relação a outras condições neuropsiquiátricas e como cuidar das pessoas próximas diagnosticadas com a doença.

“A doença de Alzheimer é caracterizada pela presença de placas e emaranhados, além de perda neuronal. É a forma mais comum de demência na terceira idade no ocidente e acomete 45 milhões de pessoas no mundo, sendo 1,5 milhão no Brasil. Suas manifestações mais comuns são o déficit de memória, os transtornos de linguagem e percepção e a alteração no comportamento. É importante lembrar que o diagnóstico de certeza somente é possível por meio da análise de tecido cerebral e marcadores biológicos”, alertou Guilherme.

“Algumas formas de minimizar os impactos do Alzheimer são as atividades físicas, musicoterapia, intervenções cognitivas, terapias e estratégias múltiplas. Temos que compreender as aflições do paciente e entender que processo diagnóstico não é simples”, explicou Davi.

Já no dia 19 o tema abordado foi hipertensão, encerrando uma série específica sobre essa doença.  Aline Couto, médica de Família e Comunidade, atuante na rede SUS-BH e referência técnica na Coordenação de Atenção Integral à Saúde do Adulto e Idoso, tratou da convivência com a hipertensão. 

 “A pessoa descobre que tem a doença e pode sentir pânico, medo, desânimo ou mesmo negar a doença. Para se conviver bem com a hipertensão é importante conhecer e compreender o quadro de saúde, qual pode ser o impacto no organismo, como deve ser o tratamento e como ele deve acontecer e reconhecer a importância das visitas periódicas ao médico. O tratamento da hipertensão arterial possui três principais componentes: uso correto da medicação, controle da alimentação e atividade física regular”, disse Aline. 

No dia 28 o Movimenta PBH realizou o último módulo dos quatro encontros sobre Educação Financeira. O tema foi a preparação para a aposentadoria, a importância de se planejar a aposentadoria, previdência privada, os tipos de renda, entre outros assuntos. 

O objetivo foi compartilhar dicas e informações sobre as finanças, tipos de investimentos e outras dicas. Estas palestras foram realizadas em parceria com a UNIBRAD, com participação de especialistas certificados pelo mercado financeiro. 

Os encontros do Movimenta PBH são contínuos e com temas diversos, sempre buscando promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental. Todos os eventos são gravados e estão disponíveis, com material complementar, no EAD da Prefeitura.