Pular para o conteúdo principal

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em julho
Arte/PBH

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em julho

criado em - atualizado em


O programa Movimenta PBH, da Prefeitura de Belo Horizonte, promoveu três encontros virtuais para os servidores e colaboradores municipais durante o mês de julho. 

O primeiro deles, realizado no dia 4 de julho, tratou das doenças respiratórias de inverno. O bate-papo foi conduzido pela pneumologista Michelle Andreata, que explicou como doenças respiratórias ganham força no período mais frio do ano e as medidas de prevenção simples e eficientes. “As doenças mais comuns são: resfriado, gripe, rinite, sinusite, bronquiolite, asma e a pneumonia. Como forma de prevenção, devemos evitar exposições a poluentes, como o cigarro, poluição ambiental, fogão a lenha, churrasqueira e outros. É importante também a atividade física frequente e ter hábitos alimentares saudáveis. Outra medida é ter um acompanhamento médico em caso de algum sintoma”, disse. 

Já no dia 12, os servidores da PBH puderam conhecer melhor sobre os hormônios e como eles atuam e coordenam as mais diversas funções do corpo.

Na oportunidade, as médicas Caroline Corradi e Eduarda Sá Lasmar explicaram disseram que excesso de pelos/acne, desenvolvimento da puberdade, atraso ou excesso de crescimento, alterações menstruais, de libido, infertilidade e o ganho ou perda excessiva de peso podem ser sintomas de problemas hormonais. Elas alertaram que é fundamental o acompanhamento médico no caso do aparecimento de um destes sintomas.

O encontro faz parte de um projeto realizado desde 2021 para disseminar e trocar experiências sobre tópicos diversos relacionados à alimentação saudável.

Um bate-papo sobre cálculo renal encerrou a agenda de atividades do Movimenta PBH de julho, no dia 20. O urologista Marcelo Esteves mostrou aos participantes quais são os sinais de alerta para identificá-lo, como os hábitos saudáveis podem minimizar riscos de formação do cálculo urinário e quais são os tratamentos e o monitoramento para prevenção de novos episódios. “A cólica renal afeta 1,2 milhão de pessoas anualmente e é responsável por cerca de 1% do atendimento médico emergencial. Para a prevenção destas pedras nos rins é importante a hidratação e manter bons hábitos alimentares, evitando sal e gordura em excesso”, aconselhou o médico. 

Os encontros do Movimenta PBH são contínuos e com temas diversos, sempre buscando promover o bem-estar e a qualidade de vida dos agentes públicos, com foco na saúde física e mental. Todos os eventos são gravados e estão disponíveis, com material complementar, no EAD da Prefeitura.