Pular para o conteúdo principal

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em abril
Foto: Divulgação/PBH

Confira os encontros promovidos pelo programa Movimenta PBH em abril

criado em - atualizado em

Autismo, hipertensão e planejamento financeiro foram os temas dos encontros on-line promovidos pelo programa Movimenta PBH da Prefeitura de Belo Horizonte no mês de abril. As atividades são voltadas aos servidores e colaboradores da administração municipal e abordam assuntos relacionados à qualidade de vida e ao bem-estar. 

No dia 20 de abril, a bióloga Janaína Mendonça contou a história do seu filho Jean, uma criança autista de cinco anos. Ela revelou como foi receber o diagnóstico, quais foram os primeiros sinais de alerta e como é a rotina da família.

“Jean foi adotado com um ano e quatro meses, mas só descobri ser uma mãe atípica no ano passado, após uma consulta com a pediatra de meu filho. Acredito que compartilhar nossas experiências com outros cuidadores, e também levar mais informações para as pessoas, é muito importante para a divulgação do TEA, que está cada vez mais próximo de todos nós. Quanto ao processo terapêutico, existem muitas terapias e medicação. É preciso ter muita fé e aceitação. É fundamental também a parceria do casal, o autocuidado e a busca por ajuda e rede de apoio”, aconselhou Janaína.  

O encontro integrou o Abril Azul, período de conscientização do Transtorno do Espectro Autista – TEA e faz parte da série de atividades que promovem histórias inspiradoras de superação e  de construção de rede de apoio. 

Já no dia 25 de abril,  a  hipertensão foi o tema do encontro realizado pelo programa Movimenta PBH. A nutricionista Lucília de Melo explicou que a doença é o aumento da pressão arterial, que pode ser observado com ou sem sintomas “Por ser uma doença silenciosa, muitas vezes seus sintomas são negligenciados”, alertou a profissional.  Segundo ela, alguns alimentos devem ser evitados por quem tem a pressão alterada, como os embutidos e enlatados, sal, carnes gordas, alimentos processados ou ricos em gordura saturada e as bebidas alcoólicas. Os alimentos que não podem faltar na nossa rotina, para termos uma alimentação saudável são o azeite, aveia, frutas, vitaminas, ômega 3 e a uva roxa”, esclareceu Lucília.

No dia 26 de abril foi realizado o segundo  de uma série de quatro encontros sobre Planejamento Financeiro. A ideia é compartilhar dicas e informações sobre as finanças, tipos de investimentos entre outros assuntos afins. Essas palestras são realizadas em parceria com a Universidade Corporativa Bradesco( UNIBRAD),  com participação de especialistas certificados pelo mercado financeiro. 

Neste último encontro, os especialistas em educação financeira, Daniela Machado e Filipe Médici, indicaram onde aplicar o dinheiro e quais são os principais investimentos.  Eles abordaram temas como cenário econômico, conhecimento x tolerância ao risco, oportunidades para além da poupança e classes de ativos para investir. Os especialistas também falaram da renda variável, títulos do governo, renda futura e previdência privada, além da importância do planejamento em longo prazo e quais são as carteiras recomendadas e as alocações eficientes. 

Todos os eventos foram gravados e estão disponíveis, com material complementar, no EAD da Prefeitura.