Pular para o conteúdo principal

Vista aérea da cidade de Belo Horizonte; à esquerda, parte do Parque Municipal; ao centro, avenida Afonso Pena; ao fundo, Serra do Curral e céu claro e azul.
Foto: Divulgação PBH

Conferência de Política Urbana premia ideias em mobilidade e sustentabilidade

27/11/2018 | 20:08 | atualizado em 03/12/2018 | 13:17
Discutir o desenvolvimento e o ordenamento territorial de Belo Horizonte, convidando a comunidade para ser corresponsável na construção de uma cidade mais justa, sustentável e resiliente. Com esses objetivos, a capital mineira realiza, nos dias 6 e 8 de dezembro, a 5ª Conferência Municipal de Política Urbana. A grande novidade dessa edição é a premiação de iniciativas inovadoras que contribuam com soluções para os problemas urbanos nas áreas de mobilidade, sustentabilidade e resiliência. Os interessados podem se inscrever por meio do link .
 
O evento terá a participação de representantes do ONU-Habitat, que irão trazer para a população belo-horizontina importantes conceitos e diretrizes contidos na Nova Agenda Urbana e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, o fórum de discussão irá contextualizar a proposta do novo Plano Diretor, em tramitação na Câmara Municipal. O evento também contará com palestras sobre unidade de vizinhança qualificada, meio ambiente e urbanização sustentável e mobilidade inclusiva. 



Iniciativas inovadoras

Serão selecionadas iniciativas simples e de baixo custo, reproduzíveis na cidade, que contribuam com soluções para problemas urbanos como, por exemplo, produção de lixo, escassez de água, contenção de enchentes, desperdício de energia, poluição atmosférica, falta de acessibilidade, inadequação das áreas verdes e sustentabilidade econômica das ações, entre outros assuntos.

As iniciativas inovadoras consistem em ações ou projetos que são desenvolvidos por organizações da sociedade civil, coletivos informais, empresas, instituições acadêmicas, associações de bairro e também indivíduos que, de forma integrada ou independente, realizam ações que produzem resultados significativos nas comunidades onde atuam. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro.

A Comissão Organizadora selecionará 30 iniciativas que serão expostas no local de realização da 5ª Conferência. A melhor iniciativa escolhida pelos participantes será premiada e terá o reconhecimento da ONU-Habitat. Mais informações podem ser conferidas na página da Conferência
 


Programação

6/12 - Abertura
18h às 22h - Escola de Direito da UFMG (avenida João Pinheiro, 100, Centro)
- Apresentação de convidado da ONU: A Nova Agenda Urbana e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
- Apresentação da secretária municipal de Política Urbana, Maria Caldas: O Plano Diretor e a Nova Agenda Urbana
- Apresentação das iniciativas inovadoras indicadas pelos conselheiros do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur)
- Apresentação dos eixos de discussão e da metodologia de trabalho da 5ª Conferência Municipal de Política Urbana de Belo Horizonte

• 8/12 - Grupos de Trabalho e Encerramento 
8h às 18h - Secretaria Municipal de Educação (rua Carangola, 288, Santo Antônio)
- Retomada dos eixos de discussão e da metodologia de trabalho da 5ª CMPU
- Leitura do material de apoio para a realização da dinâmica de grupos 
- Dinâmica de grupos por setor para construção coletiva e eleição de compromissos sociais pela Nova Agenda Urbana
- Exposição permanente de banners das iniciativas inovadoras 
- Plenária de encerramento: apresentação das propostas eleitas em cada grupo e premiação da melhor iniciativa inovadora