3 June 2019 -
O projeto Conexão Aberta 2019 terá a primeira etapa realizada nesta terça-feira, dia 4, na Escola Municipal Vicente Guimarães (rua Izaura Pereira Almeida, 110, bairro Letícia), em Venda Nova. A cerimônia de abertura está marcada para 9h e a carreta equipada com computadores ficará no local até o dia 28 de julho. A programação anual do projeto tem como novidade a ampliação do número de computadores instalados, que passaram de 12 para 20. Além disso, impressoras estão disponíveis para atender a população.
O Conexão Aberta é uma das ações de inclusão digital e social desenvolvidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, que leva oportunidade e conhecimento para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Por meio do projeto, uma carreta com os computadores e impressoras, a Unidade de Telecentro Móvel, fica estacionada em frente a uma escola, para facilitar o acesso dos alunos, embora o serviço seja aberto para todos os moradores.
No local, são oferecidos cursos rápidos para pessoas de todas as idades, acesso gratuito à internet e serviços, como pagamento e impressão de segunda via de contas, emissão de currículos, acesso a e-mails e redes sociais, entre outros. A atividade é promovida pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A previsão é que até o final do ano a Unidade de Telecentro Móvel chegue a, pelo menos, cinco regionais de Belo Horizonte.