Pular para o conteúdo principal

Quatro vencedores de concurso de vídeo "O Trânsito e o Valor da Vida", promovido pela BHTrans, exibem três cheques grandes.
Foto: Divulgação PBH

Concurso de vídeos estimula mudança de conduta no trânsito

09/03/2018 | 15:25 | atualizado em 02/04/2018 | 10:16
Conscientizar estudantes sobre a importância na construção de uma cidade mais humana, com um trânsito mais seguro. Este é o objetivo do concurso de vídeos "O Trânsito e o Valor da Vida", promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans.


O concurso é direcionado a alunos do ensino médio e que participam do programa da BHTrans “O Jovem e a Mobilidade”. O programa que promove encontros nas escolas, palestras, debates, gincanas, entre outras ações, e já atendeu mais de 110 mil alunos de 205 escolas.


O vídeo produzido por Alessandro Augusto Gomes dos Santos, do Colégio Educar, ganhou o 1º lugar no concurso 2016/2017. O tema foi o transporte intermodal - o uso de mais de um meio de transporte durante um deslocamento. Durante a pesquisa para a produção do vídeo, Alessandro descobriu que as pessoas não conseguem medir o impacto que elas próprias causam no trânsito e no transporte. “Aprendi, durante a produção do vídeo, que nós podemos mudar a verdade que nos cerca e não apenas colocar a culpa no governo, nas instituições”, conta Alessandro.


O último concurso premiou também Isabelle Cruz Zenóbio (2º lugar), do Colégio Educar, e Catarina Paes Savoi (3º lugar), do Colégio Logosófico. Seis participantes receberam Certificado de Honra ao Mérito, representando as escolas Sebrae MG, Colégio Nossa Senhora das Dores, Colégio Logosófico, Colégio São José e Colégio Educar. Os vídeos finalistas podem ser conferidos no portal da BHTrans.  


Para a gerente de Educação para a Mobilidade da BHTrans, Maria Augusta Gatti de Vasconcellos, o concurso é um estímulo a uma mudança de comportamento no trânsito: “É nesse contexto da aprendizagem que o aluno do ensino médio desenvolve a responsabilidade de manter a sua integridade física e a de seus semelhantes. Dessa forma, há um enorme ganho para a cidade, que é ter cada vez mais munícipes envolvidos nas reflexões da mobilidade urbana sustentável", diz Maria Augusta. 


O concurso já está em sua 5ª edição e traz uma novidade: a escolha dos vencedores será feita pela internet, após uma pré-seleção de oito vídeos realizada por técnicos envolvidos no Programa “O Jovem e a Mobilidade”. 


O vídeo, com duração máxima de dois minutos, deverá ser gravado em um CD ou DVD e entregue, pessoalmente, na BHTrans ou enviado pelos Correios até o dia 29 de março. O regulamento e todas as informações estão no portal da BHTrans

 

09/03/2018. Concursos de vídeos. Fotos: BHTrans/Divulgação