Pular para o conteúdo principal

Conceição Evaristo, Ailton Krenak e Cortejo pelas ruas marcam abertura do FIT-22
Foto: Mariane Botelho

Conceição Evaristo, Ailton Krenak e Cortejo pelas ruas marcam abertura do FIT-22

criado em - atualizado em


A 15ª edição do Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH, começa neste sábado (5), às 10h, no Teatro Francisco, com um bate-papo com Conceição Evaristo e Ailton Krenak, dois dos homenageados do ano. Logo depois, às 13h, o público será convidado a acompanhar o Cortejo de Abertura – um encontro festivo para um grande desfile pelas ruas de Belo Horizonte. O desfile será comandado por Maurício Tizumba e Marcelo Veronez, e inclui a participação de blocos de carnaval, Reinados de Nossa Senhora do Rosário e Folia de Reis. A programação completa pode ser conferida no Portal Belo Horizonte. 

A concentração para o desfile será no entroncamento entre a avenida Amazonas e as ruas São Paulo e Tamóios. A dispersão será embaixo do Viaduto Santa Tereza. Durante o percursso, o público terá a oportunidade de conferir a participação dos blocos Saúde, Tambor Mineiro, Corte Devassa, Como Te Lhama, o grupo Pata de Leão, as Guardas de Nossa Senhora do Rosário e a Irmandade Estrela do Oriente, entre outras. 

Nesta 15ª edição, o Festival vai refletir sobre o tema “Raízes – Arte, Existência e Nossa Latinidade”, elaborado pela curadoria formada por Andreia Duarte, Marcos Alexandre e Yara de Novaes e reúne mais de 30 espetáculos nacionais e internacionais, encontros, oficinas, ocupações e debates. 

Histórico 

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon - selecionado por meio de chamamento público, que terá como parceiro na produção a Rubim Produções -, tem ainda parte de suas atividades com patrocínio Ouro da ArcelorMittal, via Fundação ArcelorMittal, e patrocínio da Cemig, ambos através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o evento envolverá a cidade em diversas atrações com grupos e coletivos de teatro local, nacional e internacional, com a valorização da participação de artistas de BH, entre os dias 5 e 11 de novembro, com programação múltipla e diversa, ocupando teatros, ruas e espaços alternativos da capital. As atrações serão oferecidas a preços populares ou com entradas gratuitas. 

Serviço

Evento: Cortejo de Abertura – 15ª edição do FIT BH (Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte)
Direção geral: Maurício Tizumba e Marcelo Veronez
Homenagem: Conceição Evaristo e Ailton Krenak
Participação: dos blocos Como Te Lhama, Corte Devassa, Saúde, Tambor Mineiro e Angola Janga, Grupo Pata de Leão, Guarda de São Jorge de Nossa Senhora do Rosário, Guarda de Congo e Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus (Os Carolinos), Irmandade Estrela do Oriente, Guarda de Congo Feminino de Nossa Senhora do Rosário, Cacheiros do Rosário.